Querer é poder!

Apesar das constatações infelizes em “Biblioteca…”, publicado em 13 de julho de 2008 neste blog, esforços individuais vêm sendo realizados. Um exemplo é o relatado no jornal O Estado de São Paulo, de 14 de julho de 2008, que publicou a matéria intitulada Faxineira monta biblioteca em comunidade carente de SP.

Atitudes como a de Deusa, protagonista da reportagem, revelam que com muito pouco e também com a ajuda dos outros é possível estimular a leitura.  Nesse caso, a biblioteca foi construída pela própria Deusa por gostar de ler. Na reportagem integral publicada no jornal impresso, no dia 14 de julho de 2008, consta a informação de que a biblioteca possui 3 mil livros e não há mais de um exemplar do mesmo livro por falta de espaço. Além do empréstimo, Deusa pretende promover outras atividades para as crianças e adolescentes que freqüentam a biblioteca.

Outros atitudes semelhantes já tiveram espaço na mídia, porém praticamente em todos não se teve outra notícia além da construção da biblioteca. Não se sabe como continuou o projeto, se a biblioteca foi ampliada, se o número de usuários cresceu, se o acervo aumentou… absolutamente nada. Provavelmente não, porque se projetos como esse tivesse algum tipo de auxílio financeiro, certamente teriam algum destaque. No entanto, persistem, apesar de parecerem que nunca tivessem existido.