36 mil livros do Projeto "Vai e Vem" circularam pela cidade ao longo deste ano

36 mil livros do Projeto “Vai e Vem” circularam pela cidade ao longo deste ano
Unidades móveis e do Terminal Santo Antônio incentivam leitura

Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba para incentivar as pessoas à leitura, o Projeto “Vai e Vem” é um grande sucesso de público desde seu lançamento. Ao longo deste ano, a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) contabilizou o empréstimo de 36 mil livros do projeto à população.
Atualmente, são 32 carrinhos adaptados com livros para serem emprestados gratuitamente à população. As unidades ficam em diversos pontos de Sorocaba, como as UPHs Zona Norte e Zona Oeste, UBSs Ulysses Guimarães, Maria Eugênia, Vila Fiore, Vila Angélica, Nova Sorocaba, São Bento, Nova Esperança, Jd. Simus, Wanel Ville I, Márcia Mendes, Vila Sabiá, Maria do Carmo, Vila Santana, Escola, Vila Hortência e Vila Haro, Policlínica Municipal, Coas, shoppings Sorocaba, Esplanada e Villagio, nas unidades da Casa do Cidadão, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, entre outros. Além disso, as unidades móveis também estão sempre presentes nos programas “Domingo no Parque” e no “Via Viva”.
A diferença do “Vai e Vem” para uma biblioteca convencional é que o usuário pode emprestar o livro sem apresentar nenhuma documentação ou ser sócio da Biblioteca Municipal. Também não há um prazo para a devolução e nem multa, mas é muito importante que as pessoas que emprestaram um livro façam a devolução assim que finalizarem a leitura para que outras pessoas tenham a mesma oportunidade.
A inspiração para o projeto em Sorocaba surgiu em 2007, quando o prefeito visitou a Colômbia e conheceu um projeto similar chamado “Livros ao Vento”.

Terminal Santo Antônio

Desde 2007 a Secretaria da Cultura e Lazer desenvolve o “Vai e Vem” em uma base instalada no Terminal Santo Antônio. A unidade funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h. Excepcionalmente nos meses de dezembro e janeiro, o programa atende das 9h às 18h.
Diariamente, pelo menos 200 pessoas visitam sua sede no Terminal Santo Antônio para retirar gratuitamente exemplares de um acervo de cerca de 4 mil livros, dos mais diferentes gêneros e autores.
O “Vai e Vem” também presta atendimento aos usuários cadastrados na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”, no Alto da Boa Vista, e aos novos interessados, mediante a apresentação de uma foto 3×4, do comprovante de endereço e de um documento de identidade.
Doações de livros são sempre bem vindas. As pessoas que possuem livros em bom estado de conservação que já não desejam tê-los mais, podem doá-los ao “Vai e Vem” em três locais: no Terminal Santo Antônio, em um dos carrinhos do projeto ou na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”.
Já quem tem livros para doação, mas não tem como levá-los até um desses pontos, pode entrar em contato pelo telefone 3228.1955 (Biblioteca). Com agendamento prévio, às sextas-feiras, o veículo do “Vai e Vem” irá até a o local combinado com o munícipe para recolher o produto, que deve estar devidamente embalado.
Disponível em: <http://www.sorocaba.sp.gov.br/noticia/21472>. Acesso em: 2 jan. 2012.

3 comentários em “36 mil livros do Projeto "Vai e Vem" circularam pela cidade ao longo deste ano”

1. Moro próximo ao mercado distrital da vila fiori, fiquei muito contente quando vi uma banca de livros no mesmo, muitas vezes peguei livros para ler ( gosto muito de ler),e os livros todos muito bons, mas infelizmente há 2 semanas a banca sumiu do mercado e ninguém dá uma notícia sobre o porquê. Gostaria muito de vê-la novamente aqui, coisas BOAS não podem acabar.

• Olá, Iracema!
      Essa banca de livros é o “Vai e Vem”? Se for, entre em contato com a Secult ou com a Biblioteca para saber o porquê do sumiço da banca.
      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

2. Pingback: Comentários à lei nº 10.231, de 22 de agosto de 2012 | Mundo Bibliotecário

Os comentários estão encerrado.