Biblioteca Municipal de Campo Florido cria ‘literatura delivery’ durante a pandemia de coronavírus

São mais de 20 mil exemplares disponíveis e o empréstimo é solicitado pelo Whatsapp.

Literatura Delivery/Campo Florido/ Triangulo Mineiro  — Foto: MG TV 1º Edição/ Uberaba
Literatura Delivery/Campo Florido/ Triangulo Mineiro — Foto: MG TV 1º Edição/ Uberaba

A Biblioteca Municipal de Campo Florido encontrou uma forma de garantir o acesso da população à leitura durante o período do isolamento social causado pela pandemia de coronavírus. É a “literatura delivery”. São quase 20 mil livros disponíveis para serem entregues na casa do leitor.

A cidade tem pouco mais de 8 mil habitantes, onde nem todas as pessoas têm acesso à tecnologia e outras formas de entretenimento em casa. “O projeto ele foi pensado no isolamento social mesmo, pensando na nossa comunidade, nas nossas crianças que estão em casa, para tornar mais leve esse período”, explicou a secretaria de Educação de Campo Florido, Regina Castanheira.

Mais de 100 livros já foram emprestados desde o início do projeto e o empréstimo é feito por até 10 dias. Após esse período, um funcionário da Biblioteca vai retornar à residência para recolher o exemplar. Caso o leito já tenha escolhido outro título, também será entregue.

É possível aprender receitas ou curtir algumas histórias de Carlos Drummond de Andrade. E com o delivery, o acervo da Biblioteca Municipal está ficando cada dia mais rico.

“O projeto era só a questão de empréstimo. Mas como a biblioteca também recebe doações, nós fomos na primeira casa e a moça já me perguntou se eu não queria um livro. E eu falei: ‘Claro’. Isso para mim é ouro. Para nós, quanto mais livros tiver, melhor. Principalmente se tiver clássicos, que são os mais solicitados e muito interessante” , afirmou a responsável pela Biblioteca, Julie Ferreira.

Ela também é quem separa os livros e monta as listas, que são encaminhadas aos leitores interessados por meio das redes sociais. Para cada família é possível o empréstimo de até três exemplares.

Os interessados em ter o kit de livros e só fazer o cadastro pelo Whatsapp (34) 99681-3929, das 8h às 13h, que ela responde à mensagem e prepara o material.

“E surgiu a ideia de colocar frases de incentivo à leitura, porque a gente sabe que com esse andar da carruagem da tecnologia, os livros acabam sendo muito esquecidos, ” explicou.

Para garantir a segurança dos funcionários da Biblioteca e do pessoal que está em isolamento, todas as medidas de prevenção estão sendo respeitadas.

“Os kits saem higienizado, os trabalhadores saem com máscara, com luva. Na entrega, já deixa um recadinho para ter o cuidado também, usar mascara, se for possível. Se não precisar sair de casa, não saia. Tem toda uma orientação na entrega, ” informou a secretária de Educação de Campo Florido.

Disponível em: https://g1.globo.com/mg/triangulo-mineiro/vida-em-casa/noticia/2020/04/24/biblioteca-municipal-de-campo-florido-cria-literatura-delivery-durante-a-pandemia-de-coronavirus.ghtml. Acesso em: 25 abr. 2020.