Bibliotecas acadêmicas do futuro: cenários além de 2020

Fonte: SCONUL

O projeto “Bibliotecas Acadêmicas do Futuro” (LotF) desenvolveu três cenários que descrevem possíveis futuros para bibliotecas de ensino, acadêmicas e de pesquisa no Reino Unido em algum momento além de 2020, particularmente no contexto da mudança do cenário acadêmico e tecnológico. Os cenários ajudarão as Instituições de Ensino Superior (IES) e outras organizações a encarar os desafios enfrentados sob uma nova perspectiva e a formular estratégias para garantir que o setor continue a liderando uma força global.

As bibliotecas são fundamentais para o aprendizado acadêmico, ensino e pesquisa. No entanto, o mundo é, e continuará sendo, um lugar em constante mudança. As incertezas para o futuro a longo prazo incluem: como o Ensino Superior (ES) do Reino Unido será financiado e operado; como as informações serão criadas, descobertas, acessadas e gerenciadas; como o aprendizado, o ensino e a pesquisa evoluirão para tirar o máximo proveito das melhorias na Tecnologia da Informação e Comunicações (TIC); as necessidades de informações dos usuários para aprendizado, ensino e pesquisa, economia do conhecimento e estudantes e pesquisadores como “consumidores”. A questão fundamental é como planejar as bibliotecas para enfrentar esses desafios potencialmente perturbadores.

Este documento descreve os três cenários desenvolvidos no LotF e fornece uma comparação estruturada dos cenários que se concentra nos aspectos da biblioteca. Destina-se àqueles que desejam entender e usar os cenários para o planejamento estratégico.

***

Esse texto é uma tradução livre do original publicado no Global Trends & Future Scenarios.

Trata-se de um resumo do relatório Scenarios beyond 2020, publicado pela Society of College, National and University Libraries (SCONUL) em 2011.