20 Dicas para pesquisar no Google como um especialista

Escrito por Rodrigo Souto

Atualização: Este post foi atualizado com novas dicas.

Você deve usar o Google muitas vezes por dia, certo? Mas as chances são — a menos que você seja um geek em tecnologia — de que você ainda use o buscador em sua forma mais simples, sem aproveitar todas as possibilidades.

Se o seu uso atual da ferramenta é limitado a digitar algumas palavras, mudando a sua busca até encontrar o que está procurando, este artigo veio para lhe dizer que há uma maneira melhor de como pesquisar no Google — e não é nada difícil de aprender.

Mesmo que já consiga usar o Google como um especialista, sugerimos que você leia este post com atenção. Assim, você terá as dicas em mãos quando precisar ajudar um colega, por exemplo. Para auxiliar ainda mais, saiba que existem extensões e atalhos de teclado que podem ser usados no navegador e nas suas buscas.

As dicas que trazemos aqui sobre como pesquisar no Google são baseadas em minha própria experiência e em pontos que considero muito úteis. Afinal, estamos falando de um buscador com muitas possibilidades. Vamos começar?

1. Pesquise com frases explícitas

Digamos que você esteja procurando por conteúdo sobre Inbound Marketing. Em vez de simplesmente digitar o termo Inbound Marketing na barra do Google, provavelmente será melhor para você pesquisar explicitamente pela frase. Para fazer isso, basta colocar a pesquisa dentro de aspas duplas.

Exemplo de busca: “Inbound Marketing”

Veja a diferença: quando não usa aspas, o Google lhe dá aproximadamente 70 milhões de resultados, que provavelmente não sejam tão relevantes para você.

Porém, quando você procura “Inbound Marketing”, as opções reduzem para cerca de 16 milhões de resultados. Ainda é muito acima, mas os primeiros serão mais específicos sobre o que está procurando, pelo menos.

busca-especifica-no-google-2.png

2. Exclua palavras

Agora, supondo que deseje buscar por conteúdos sobre Inbound Marketing, mas queira excluir todos os resultados que contenham o termo “publicidade”. Como pesquisar no Google? Basta usar o sinal  na frente da palavra que você quer excluir.

Exemplo de busca: inbound marketing – publicidade

Mais uma vez, veja a diferença na quantidade de resultados. Com certeza, isso vai poupar muitos resultados que não seriam úteis para o que procura. O algoritmo do Google já é capaz de entender o que você quer pesquisar, uma vez que ele compreende a semântica. Dessa forma, você pode até mesmo errar algumas letras de uma palavra que ele entenderá a sua pesquisa.

busca-especifica-no-google-2.png
busca-especifica-no-google-3

3. Faça pesquisas para um site específico

É comum querer pesquisar um site específico para o conteúdo que corresponde a uma determinada frase. Mesmo que ele não suporte um recurso de busca, você pode aprender como pesquisar no Google para buscar o conteúdo do site e achar o que está tentando encontrar de fato. Basta usar o modificador “site:somesite.com”.

Exemplo de busca: “SEO” site:br.hubspot.com

Todos os resultados são do blog da HubSpot, o que ajuda muito se você já sabe qual site vai poder lhe dar a informação que deseja ou se está procurando todo o conteúdo sobre um tema em um site específico.

4. Encontre arquivos específicos

Se estiver procurando resultados que são de um tipo de arquivo específico, você pode usar o modificador “filetype:”. Por exemplo, você pode querer encontrar apenas apresentações em PowerPoint relacionadas ao Inbound Marketing.

Exemplo de pesquisa: “inbound marketing” filetype:ppt

Como você pode ver, o “PPT” ao lado do título de resultado indica que é uma apresentação de PowerPoint — neste caso, já que procuramos especificamente por isso, todos os resultados são apresentações de PowerPoint.

5. Use símbolo Ticker/ações

Basta digitar um símbolo ticker válido como o seu termo de pesquisa, e o Google vai lhe dar as finanças atuais e um rápido gráfico em miniatura para a ação.

Exemplo de busca: GOOG

Deste jeito você pode ver as finanças do dia da pesquisa e também de 5 dias, 1 mês, 3 meses e por ai vai.

buscar-financas-no-google.png

6) Calculadora

A próxima vez que você precisar fazer um cálculo rápido, em vez de pegar o aplicativo de cálculos, você pode simplesmente digitar a expressão no Google

Exemplo de busca: 48512 * 1.02

Esta ferramenta ajuda muito quando você não tem uma calculadora por perto e quer calcular algo rapidinho, também funciona para contas mais complexas porque têm muitas funções.

usar-a-calculadora-do-google.png

7. Comparar os preços

A ferramenta já está tão avançada que tem diversos recursos que ajudam a facilitar suas buscas. Um deles — e que é bem útil para quem gosta de fazer compras online — é o Google Shopping. Se pesquisar por determinado produto, você verá que, do lado direito da tela, aparecerá um box com as opções do item em diversas lojas.

Com essa função, fica mais fácil analisar e comparar os preços sem nem precisar clicar em cada um dos links. Além disso, há uma aba específica para que você veja mais resultados e compare as ofertas.

Exemplo de busca: se quer comprar um tênis de corrida feminino, é só jogar o termo no campo de busca e ver os resultados que vão surgindo.

8) Definições de palavras

Se você precisa procurar rapidamente a definição de uma palavra ou frase, basta usar o comando “define:”. 

Exemplo de busca: define:Inbound Marketing

Se você procura uma definição ela vai aparecer em um quadradinho como esse de baixo, geralmente as definições utilizadas são as do Wikipedia.

definicoes-no-google.png

9. Opte por isso OU aquilo

Como padrão, ao conduzir uma pesquisa, o Google incluirá todos os termos especificados na pesquisa. Se estiver procurando por qualquer um dos termos, então você pode usar o operador OR — “OR”, termo em inglês para “ou”, precisa sempre ser escrito com letras maiúsculas.

Exemplo de pesquisa: inbound marketing OR publicidade

Dessa forma, você verá os resultados e entenderá as diferenças entre os termos de uma maneira clara.

10. Coloque palavras específicas do título

Quer encontrar uma página com certas palavras contidas no título, mas não necessariamente uma ao lado da outra? Digite allintitle:seguido imediatamente das palavras ou frases.

Exemplo de pesquisa: allintitle:clube vinho

Esse é um recurso que todo mundo precisa conhecer! Afinal, muitas vezes pensamos conhecer como pesquisar no Google, então corremos para tentar encontrar algo que nem sempre sabemos todos os termos para realizar a busca. Desse modo, a pesquisa é facilitada e você terá mais chances de achar o que estava procurando.

10) Pesquisa relacionada

Se quiser encontrar novos websites com conteúdo similar para um website que você já conhece, use o modificador related:algumsite.com.

Exemplo de pesquisa: related:visual.ly

google_related

11. Aposte na busca de imagens

Essa é uma funcionalidade bem útil se você procura saber a origem de alguma imagem, sobretudo, se há dúvidas sobre os direitos autorais — ou caso exista uma curiosidade específica sobre ela. Para utilizar uma imagem e realizar a busca, o processo é muito simples.

Exemplo de busca no computador: acesse a página do Imagens do Google. Clique no ícone de câmera, selecione a imagem ou cole a URL da imagem e deixe que o buscador faça o serviço. Existem algumas pequenas diferenças para busca em smartphones, mas o Google tem uma página de ajuda para isso. Outra opção é o Google Lens.

Além disso, o Google mostrará imagens semelhantes e links em que a mesma foto está sendo usada.

12. Conheça a previsão do tempo

Como pesquisar no Google o clima em qualquer cidade do mundo? O buscador pode mostrar isso em um único clique! É possível saber a temperatura atual e até como serão os próximos dias, se haverá chuva e os horários em que isso pode acontecer, entre outras informações meteorológicas.

Exemplo de busca: digite “temperatura” no campo de buscas e veja como estará o tempo na cidade em que você está.

Caso precise saber a temperatura em outra localidade, é só escrever o nome do local junto. Nesse caso, por exemplo, “temperatura Rio de Janeiro”.

13. Faça uma pesquisa relacionada

Se quiser encontrar novos websites com conteúdo similar para um site que você já conhece, use o modificador related:algumsite.com.

Exemplo de pesquisa: related:visual.ly

Isso fará com que o buscador mostre todos os sites parecidos. Sabemos que, ao realizarmos uma pesquisa, aparecem resultados similares. Só que dessa forma você aprende como pesquisar no Google para encontrar páginas mais próximas do que procura.

14. Aperfeiçoe a busca das palavras perdidas

Esqueceu-se de uma palavra ou duas de uma frase específica, letra de música, citação de filme, ou outra coisa? Usar um asterisco “*” como curinga poderá ajudá-lo a encontrar a palavra perdida em uma frase.

Exemplo de pesquisa: quem semeia ventos, “*” tempestades

15. Consiga traduções

Quer traduzir uma palavra simples ou frase de uma língua para outra? Não é necessário ir a um website de tradução. Basta procurar translate [palavra] to [língua] ou fazer isso em português, como está abaixo:

Exemplo: traduzir “amor” para inglês

Você também pode ir diretamente na aba do tradutor para escolher outras línguas, o que facilita bastante o processo e até a tradução de sentenças maiores.

16. Faça a conversão de medidas e moedas

Há tantos formatos de medidas que isso até causa confusão, não é? Mas o Google está aí para nos ajudar na conversão de uma grande variedade de dados. A ferramenta disponibiliza conversões de diversas unidades de medida.

É possível converter metros em milhas, centímetros em polegadas, moedas na cotação de câmbio atual e muito mais. Como o recurso dá uma base do valor, é indicado procurar por uma casa de câmbio para ter certeza.

Exemplo de busca: digite “200 euros” e, automaticamente, aparecerá o valor em reais. Também é possível fazer o caminho inverso. No caso, digite “200 reais em euros” e veja o resultado aproximado.

Já para utilizar o conversor de medidas o esquema é o mesmo, mas você apenas altera os valores e o tipo de unidade de medida que quer buscar, como “100 metros em milhas”.

17. Use timer e cronômetro

Não tem um timer em mãos? Se você sabe como pesquisar no Google, ele cuida disso para você. Basta digitar qualquer valor de tempo + a palavra “timer”, e a contagem automática começará automaticamente.

Exemplo de pesquisa: 20 min timer

Qualquer smartphone conta com aplicativos que têm essas funções, mas talvez demore um pouco para achar, como nem sempre os utilizamos. Assim, essa função do Google é uma mão na roda quando precisamos de um cronômetro ou timer com urgência.

18. Conheça o status de voo

Como pesquisar isso no Google? Se digitar a companhia aérea e o número do avião no buscador, ele dirá os dados do voo, o status e outras informações úteis — sem que você nem precise entrar em aplicativos ou no site da empresa para verificar os dados de determinado voo.

Exemplo de pesquisa: JJ 2091

google search

Lembrando que, assim como no conversor de moedas, os resultados nem sempre são 100% confiáveis, pois as alterações podem ser feitas de um momento para outro e a atualização pode demorar mais um tempo. Por isso, se tiver dúvidas sobre o status do voo, é melhor entrar em contato com a companhia aérea.

19. Saiba os horários de cinema

Procurar por páginas específicas para saber onde e quando estará aquele filme que você quer tanto ver já ficou no passado. O próprio Google já mostra uma tabela com todos os horários das sessões do filme de acordo com o local em que está.

Exemplo de busca: cinema titanic são paulo

Se deseja ver as sessões de um cinema em específico, adicione o nome dele. Além disso, colocar o termo “horário” mostra resultados ainda mais precisos.

20. Use o placar de jogos

Sabe quando você não pode acompanhar aquele jogo importante ou quando já perdeu a partida e quer saber o resultado? O Google também será o lugar onde você buscará as respostas com apenas um clique.

Exemplo de busca: coloque apenas o nome do time e veja os últimos placares dos jogos que seu time do coração participou.

Os resultados aparecerão no topo das buscas, junto ao dia em que o jogo aconteceu. Também há abas em que você pode ver outras notícias sobre o clube, a classificação dele nos campeonatos e os jogadores.

Espero que esta lista de dicas de busca seja útil para suas futuras pesquisas e traga mais agilidade. São muitas funcionalidades que ajudam bastante no dia a dia, e há esses detalhes sobre como pesquisar no Google que muitos de nós desconhecemos, mas que ajudam na experiência do usuário.

Agora que você já conhece diversas maneiras de como pesquisar no Google, veja como conferir o desempenho, a classificação e como melhorar seu site em 2020!

Originalmente publicado 29/09/2020 11:46:00, atualizado Setembro 30 2020

Disponível em: https://br.hubspot.com/blog/marketing/7-dicas-para-pesquisar-no-google-como-um-especialista. Acesso em: 30 set. 2020.

Deixe uma resposta