Ação do Sesc estimula leitura em empresas de Alagoas

Empresas podem se cadastrar para receber livros através da biblioteca ambulante do Sesc.

Sesc Poço — Foto: Divulgação

Já imaginou receber livros diretamente no trabalho? Através da biblioteca ambulante do Sesc Alagoas é possível pegar os exemplares sem sair de casa. Para isso, basta que as empresas interessadas solicitem o serviço e estimulem o hábito da leitura entre os trabalhadores alagoanos.

O projeto surgiu na década de 1970 para atender aos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo que não conseguiam frequentar as bibliotecas das Unidades Sesc. Atualmente, são 14 organizações credenciadas, sendo 11 em Maceió e três em Arapiraca. Elas recebem 30 novos livros a cada 90 dias.

As empresas interessadas em receber os livros devem enviar um ofício para a Direção Regional do Sesc Alagoas. Em seguida, o documento é repassado para a área responsável. Para participar do projeto, é necessário atuar no comércio de bens, serviços ou turismo e ter, no mínimo, 20 funcionários. Além disso, a instituição precisa eleger um colaborador responsável pelos livros. Após o credenciamento, a biblioteca ambulante é enviada no prazo de 15 dias.

De acordo com o Sesc, um móvel é disponibilizado para organização dos livros mediante a assinatura de um termo de compromisso. Jogos para entretenimento, como dama, também são enviados. As obras são escolhidas a partir do diálogo entre as empresas credenciadas e a Biblioteca do Sesc. É levado em consideração o perfil do público leitor de cada instituição e sua área de atuação.

A analista em biblioteconomia do Sesc, Aberiluce Monteiro, fala dos benefícios da leitura.

“Vão desde o desenvolvimento de capacidades emocionais e intelectuais, como o melhoramento de habilidades técnicas. Ambos colaboram para o progresso do desempenho no ambiente de trabalho”, afirma.

Biblioteca ambulante do Sesc faz empréstimo de livros para empresas alagoanas  — Foto: Ascom/Sesc
Biblioteca ambulante do Sesc faz empréstimo de livros para empresas alagoanas — Foto: Ascom/Sesc

Disponível em: https://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2021/01/07/acao-do-sesc-estimula-leitura-em-empresas-de-alagoas.ghtml. Acesso em: 10 jan. 2021.

%d blogueiros gostam disto: