Eduardo Kobra destaca a importância dos livros em mural na cidade de Sorocaba

O mural mostra um menino subindo uma estante em uma biblioteca à procura de um livro

Foto: Divulgação | Drone Cyrillo

O conhecido artista urbano Kobra finalizou na sexta-feira, 22 de janeiro, um mural de 22 metros de altura por 11 de largura, em uma escola na cidade de Sorocaba, interior de São Paulo.

O mural mostra um menino subindo uma estante em uma biblioteca à procura de um livro. O artista, que não tem formação acadêmica, é autodidata.

Kobra em frente ao mural | Drone Cyrillo

“Pesquiso muito as biografias dos ‘personagens’ que destaco em minhas obras e, também, sobre as cidades que visito: busco imagens, fotografias e textos. Por isso, tenho procurado trazer em meus murais a importância dos livros para a cultura do país e para a formação e crescimento das pessoas”, diz o artista urbano, que tem murais em 35 países e já fez 13 obras com temas ligados à literatura e livros em geral.

Antes de iniciar o mural, Kobra utilizou as redes sociais e pediu para que as pessoas sugerissem livros.

Mais uma foto com o muralista Eduardo Kobra no novo mural, em Sorocaba | Drone Cyrillo

“De acordo com a pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, o país perdeu 4,6 milhões de leitores nos últimos quatro anos. Isso não é nada bom: já somos um povo que lê pouco e os números indicam que esse hábito está diminuindo. Atualmente, apenas 52% da população brasileira têm o costume de ler. Estou preparando um painel para destacar a importância dos livros, das obras da literatura brasileira. Quero sua ajuda para saber quais livros devo destacar. Comente aqui: qual seu livro brasileiro favorito? Qual obra mais marcou sua infância? Vamos fazer esse mural juntos?”, escreveu o artista no Instagram.

Kobra recebeu cerca 4.000 mil sugestões de títulos nacionais. Os 150 livros mais indicados foram colocados no mural.


Sobre o mural

O muralista brasileiro Eduardo Kobra, 45 anos, finalizou na sexta-feira (22), um grande mural, em uma empena (sic) do Colégio Ser! (à Rua Doutor José Aleixo Irmão, 301, no Alto da Boa Vista, em Sorocaba).

Com 22 metros de altura por 11 de largura, o mural, que pode ser visto também, inteiro, por quem está fora da escola, mostra um menino subindo uma estante em uma biblioteca à procura de um livro. Para o mural, Kobra, que pintou acompanhado por dois artistas de sua equipe, Agnaldo Brito e Marcos Rafael, utilizou 350 latas de spray e 20 galões de esmalte.

O processo foi realizado em 20 dias, com muitas dificuldades devido às chuvas intensas durante o período. Esse mural é o primeiro de Kobra em 2021.

Disponível em: https://agendasorocaba.com.br/listas-novidades/eduardo-kobra-destaca-a-importancia-dos-livros-em-mural-na-cidade-de-sorocaba/. Acesso em: 2 fev. 2021.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: