Cursos EaD

O e-book “Biblioteconomia a distância: guia do estudante” é um material inédito no mercado criado pelo Mundo Bibliotecário e voltado para todos os interessados em cursar Biblioteconomia na modalidade EaD.

Nele o leitor encontra informações sobre: como verificar se o curso de Biblioteconomia a distância é para você; conhecendo a profissão de bibliotecário; onde trabalha o bibliotecário; como surgiu o curso de Biblioteconomia a distância; como ingressar no ensino superior; quanto custa o curso o curso de Biblioteconomia a distância; como escolher a instituição de ensino superior e onde estudar em instituições privadas e públicas.

Além disso, apresenta um bônus com dicas para estudar a distância.

Conheça cursos EaD em Biblioteconomia e Ciência da Informação

77 comentários em “Cursos EaD”

  1. Pingback: Mais uma nova página no Mundo Bibliotecário « Mundo Bibliotecário
  2. Gostaria de saber se já existe curso a nível de tecnólogo em Biblioteconomia e Documentação, pecisamos de um para o oeste de Santa Catarina, pois aqui não há bibliotecários com formação específica, os que tem é em Florianópolis oferecidos pela UDESC e UFSC, se tem como criar uma extensão aqui no oeste

    Responder
  3. Gostaria de saber se já existe curso a nível de tecnólogo em Biblioteconomia e Documentação, pecisamos de um para o oeste de Santa Catarina, pois aqui não há bibliotecários com formação específica, os que tem é em Florianópolis oferecidos pela UDESC e UFSC, se tem como criar uma extensão aqui no oeste
    +1

    Responder
  4. Oi, gostaria de saber se tem algum curso/cursinho de Biblioteconomia, preparatório para concursos por agora. Estou super querendo.
    Aguardo resposta.

    Marcella L.

    Responder
  5. queria parabenizar pela qualidade do blog,sou estudante de biblioteconomia.
    Eu adoro esse mundo da informação.

    Responder
    • Boa tarde, katiuce!

      Obrigado pelo comentário! Aguardo sua visita mais vezes. Qualquer conteúdo que ache interessante posso divulgar aqui no Mundo Bibliotecário.

      Atenciosamente,
      Eduardo.

      Responder
      • Olá, Valéria!

        A implantação do curso a distância de Biblioteconomia está sendo coordenada pela CAPES e pelo CFB. Por enquanto não tenho informações sobre o mesmo, então sugiro consultar os sites das referidas instituições.

        Obrigado pela visita!
        Eduardo.

        Responder
  6. oi Eduardo
    no brasil ja tem alguma faculdade que oferece graduacao a distancia?
    obrigada, aguardo teu retorno.
    Jacquie

    Responder
    • Boa tarde, jacquie!

      Ainda não existe a graduação em Biblioteconomia a distância, mas o CFB já está se articulando para que em breve isso ocorra. Você pode acompanhar o andamento no site do Conselho: http://www.cfb.org.br.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  7. Bom dia, Prezados (as) Colegas…
    Vcs poderiam me informar como posso obter INFORMAÇÕES, de algum grupo de profissionais ou empresas ( aqui no Brasil ou no exterior..) que ELABORAM PROJETOS, na construção de uma REVISTA ELETRÔNICA, na área de ODONTOLOGIA.???
    Desde já.., agradeço a colaboração de vcs….e na oportunidade.., gostaria de PARABENIZAR, os (as) Colegas , que criaram o blog..
    Um abraço
    Simei Nascimento da Silva / Bibliotecária
    Belém -Pará

    Responder
  8. Voltei…
    Desculpem…o erro de concordãncia…na frase..”poderiam me informar..” leia-se…ME DIZER…é a pressa..Bjs
    SIMEI

    Responder
    • Boa tarde, Simei!

      De imediato não sei te informar sobre isso, mas conheço uma bibliotecária que atuou na área de Odontologia e talvez possar ajudar. Vou entrar em contato com ela e te aviso assim que tiver uma resposta. Enquanto isso, também recomendo que coloque sua dúvida no Help a Librarian, um site que reúne bibliotecários do mundo todo para compartilhar informações.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  9. Eduardo
    no Brasil tem alguma faculdade que oferece graduação a distância em Biblioteconomia?
    obrigado, aguardo teu retorno.
    Maria Zilda

    Responder
    • Bom dia, Maria Zilda!

      Até onde sei ainda não existe a Graduação a distância em Biblioteconomia. Mas no site do CFB você pode ter mais informações sobre isso, pois é o órgão responsável pela implementação do curso.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  10. Boa noite.
    Gostaria de saber se vocês conhecem alguma faculdade que tenha curso de pos-graduação à distância em biblioteconomia. Preferencialmente em MG.
    Grato
    Julian

    Responder
  11. gostaria de saber se esse curso que teve de biblioteca universitária- avaliação MEC é considerado uma especialização? e qdo terá novamente.
    vera – goiania
    obrigado

    Responder
    • Prezada Vera,

      esse curso foi oferecido pela FEBAB. Atualmente não consta no site que esse curso será oferecido novamente, mas acredito que se você enviar uma mensagem (febab@febab.org.br) eles poderão te responder esclarecer sua dúvida.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  12. Prezado Eduardo,
    você sabe ou conhece algum curso de “catalogação com padrão FRBR”?
    Ou mesmo se há algum profissional autônomo que realize tal tipo de curso??
    Agradeço qualquer informação.
    Aparecido H. Melo

    Responder
  13. Boa tarde
    Gostaria de saber se há cursos de mediação de leitura, como fazer projetos nesta área.

    Obrigada

    Responder
  14. Sou graduada em biblioteconomia e atualmente estou interessada em bibliometria, cientometria, informetria/ infometria e webometria. Poderiam me informar quais os cursos necessários para essas formações/qualificações e quais instituições os oferecem, inclusive por EAD.

    Obrigada,
    Elza.

    Responder
    • Olá, Elza!

      Divulguei um curso a distância sobre bibliometria oferecido pela FEBAB. Já está acontecendo, mas entre em contato com a instituição para saber quando ocorrerá novamente.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  15. I’m not sure where you’re getting your information, but great topic. I needs to spend some time learning much more or understanding more. Thanks for fantastic info I was looking for this information for my mission.

    Responder
    • Hello sasas, Takisha and Courtney!

      Their comments are very stimulant because they showed me that I’m in the right direction with the information provided by the blog!

      Regards,
      Eduardo.

      Responder
  16. Olá, Eduardo!

    Passei num processo seletivo para curso EAD de técnico em biblioteconomia. Ainda não iniciei as aulas, porém, tenho dúvida a respeito da habilitação para função, pois pesquisando vi que para exercer a função é preciso ser bacharel ou graduado. Em suma, o que preciso saber é se, um curso EAD de técnico, na prática (concursos, etc.), equivale ao ensino médio? Por favor, preciso muito de esclarecimento a este respeito! Desde já agradeço pela atenção,

    Evelin

    Responder
    • Olá, Evelin!

      Primeiro gostaria de parabenizá-la pela conquista! Em relação à sua dúvida, primeiro verifique a idoneidade da instituição no site do MEC, acredito que lá você encontre as informações sobre a mesma. Até onde sei, atualmente o exercício da profissão de bibliotecário é restrito aos bacharéis em Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e afins. O curso só existe na modalidade presencial, mas a modalidade a distância está em processo de criação. Por isso, infelizmente não sei te informar a respeito da segunda modalidade, que é seu caso.

      No meu entender, o curso de técnico e curso de ensino médio são distintos, a não ser que seja no estilo do oferecido pelo SENAI, por exemplo, em que você sai com uma determinada habilitação, mas desconheço a existência desse tipo de curso na Biblioteconomia. Porém, em relação a habilitação, acredito que tanto o CRB como o CFB podem te esclarecer melhor do que eu, pois são as entidades de classe responsáeveis por fiscalizar o exercício da profissão.

      Espero poder ter ajudado!
      Eduardo.

      Responder
  17. Pessoal a faculdade Estacio de Sá esta com inscrições abertas para o curso de Comunicação em Mídias Digitais – EAD voltado para biblioteconomia.
    maiores informações entre no site http://www.estacio.br
    vera lúcia
    bibliotecaria- Goiás

    Responder
    • Olá, vera lúcia!

      Você poderia fazer a gentileza de enviar o link do curso? É que não localizei no site da Estácio.

      Obrigado pela contribuição,
      Eduardo.

      Responder
  18. Olá, Ana!

    Lamento informar que não, mas caso você deseje seguir a carreira acadêmica, acredito que a pós-graduação seja válida, dependendo do que constar no edital.

    Atenciosamente,
    Eduardo.

    Responder
    • Olá, thiagofelicio!

      Tenho a impressão que o curso é totalmente EaD, mas tem um custo de R$120,33. Mais informações você pode encontrar no site .

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  19. Olá, Eduardo
    Muitas bibliotecas comunitárias tem surgido, ultimamente. O problema que vejo é a falta do profissional – bibliotecário. Será que se fizermos um documento, através do qual algum Deputado possa trabalhar como um projeto de lei, para que o curso de Biblioteconomia seja mais acessível, na modalidade EAD poderia ajudar?
    Um forte abraço

    Responder
  20. Olá!!!

    Gostaria de saber se tem mestrado em biblioteconomia/Ciencia da Informação à Distància. E qual curso EAD (latus sensu) em biblioteconomia mais indicado.

    Obrigada.

    Responder
    • Olá, Beth!

      Não há mestrado em biblioteconomia/Ciencia da Informação à Distància. Em relação a cursos lato sensu, tenho conhecimento da WPOS, mas não ouvi os melhores comentários dessa instituição. A opção que indico é fazer alguma pós presencial, como na FESPSP (se você estiver em São Paulo), onde fiz um curso de extensão e recomendo!

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
      • Dei uma olhada nos cursos da WPOS e os professores que ministram não são da área de biblioteconomia e sim história e geografia.

        Responder
        • Olá, Roseilda!

          De fato, pelo que circula em listas de discussão, o curso não é a melhor opção.

          Obrigado pela visita e esclarecimento.

          Eduardo.

          Responder
  21. Olá Eduardo!
    Eduardo você sabe se no estado de São Paulo estão oferecendo o curso de Biblioteconomia – EAD?

    Por enquanto só encontrei no Rio grande do Sul e Santa Catarina.

    Responder
    • Olá, Pâmela!

      Por enquanto, só tenho notícia de que o curso está sendo oferecido em SC e RS. Mas quando sair em São Paulo, divulgarei.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  22. Bom dia!
    Quero saber se existe na região Centro-Oeste algum curso de Graduação EAD de Biblioteconomia?
    Obrigada,
    Lizandra.

    Responder
  23. Estou concluindo o curso de graduação em biblioteconomia. Tenho intenção de desenvolver meu TCC sobre o perfil do gestor de bibliotecas escolares. O que você acha e, podes sugerir alguma questão problema a ser abordada dentro do tema?

    Responder
  24. Olá, Ruben!

    Para obter o CRB e prestar concursos para o cargo de bibliotecário, é necessário que você seja graduado em Biblioteconomia. O nome do curso varia entre instituições. Por exemplo, estudei na UFSCar e lá o curso é Biblioteconomia e Ciência da Informação, enquanto na UNESP é apenas Biblioteconomia… e alguns, como o da UFPE, são denominados Gestão da Informação.

    Embora haja essa diversidade, é importante você conferir o nome, a grade curricular e o título fornecido pela instituição (Bacharel em Biblioteconomia/Bacharel em Biblioteconomia e Ciência da Informação e etc.), para você se garantir de que não terá entraves na obtenção do CRB, pois já soube de casos em que por conta da não existência de “Biblioteconomia” no nome do curso, houve muita discussão para que o Conselho aceitasse tais cursos e emitisse a carteira profissional.

    Por isso, esteja atento para esses detalhes e se possível, entre em contato com o coordenador do curso e/ou a instituição responsável. E também com alunos e ex-alunos para obter uma visão de como as coisas realmente acontecem, pois as vezes temos uma expectativa que nem sempre é correspondida.

    Veja também o blog Serei bibliotecária, criado pela Rafaela, aluna de graduação a distância de Biblioteconomia da UCS. Lá ela relata sua experiência no curso, que teve início recentemente nessa modalidade.

    Obrigado pela visita e espero que tenha sucesso na área!
    Eduardo.

    Responder
  25. Olá, Ruben!

    Sim, infelizmente já vi comentários ruins de outras instituições que oferecem pós a distância em Biblioteconomia. Tem demanda e curso, mas lamentavelmente não tem qualidade. Outra dica que me lembrei agora é visitar o site do MEC para verificar a situação da instituição e do curso.

    Atenciosamente,
    Eduardo.

    Responder
    • Olá, rosa!

      Não me lembro se existem cursos nessa modalidade no Brasil, mas sei que a CAPES relaciona os cursos de pós e acredito que lá tenha essa informação.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  26. Olá
    Gostaria de aprender o software phl, você poderia me indicar algum curso presencial?
    Sou bibliotecário em Governador Valadares- MG, e gostaria que fosse em Vitória-ES ou Belo Horizonte.

    Raul Carvalhal Alves

    Responder
    • Olá, Raul!

      Desconheço a existência de curso presencial do PHL. Minha sugestão é você entrar em contato direto com o Elysio, no próprio site do PHL, para tentar conseguir essa informação.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
    • Olá, Fernanda!

      Obrigado pela contribuição. Posso divulgar num post para abrir a consulta com os leitores do blog? É um assunto que tem muita demanda aqui e acredito que você irá conseguir muitas respostas.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder
  27. Como fazer o curso de biblioteconomia ciência da informática. Preciso fazer com urgência.

    Responder
  28. Vocês ofertam curso presencial? Tem algum palestrante que possa viajar e oferecer curso em uma determinada instituição?

    Responder
  29. Olá,Eduardo.Tudo bem?
    Sou de São Paulo,tenho graduação em Biblioteconomia e estou em busca de uma especialização na área.Pelo que pude ver até o momento,tem cursos de especialização na FESP e na UNIFAI na modalidade presencial.Você conhece outras instituições de São Paulo que ofereçam cursos de especialização?Conhece alguma instituição que ofereça cursos de especialização EAD que sejam bem avaliados?Agradeceria qualquer informação que puder me fornecer.Abraço.

    Responder
    • Olá, Cristina!
      Infelizmente não tenho conhecimentos de especializações EAD na área de Biblioteconomia. Até o momento, só de cursos EAD que disponibilizo nesta página do Mundo Bibliotecário.
      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

      Responder

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: