O Senado Federal aprovou  esta semana, em Brasília, um projeto de autoria do deputado Lobbe Neto (PSDB/SP) que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.

Pelo projeto, as instituições de ensino públicas e privadas de todos os sistemas de ensino do País contarão com bibliotecas, e caberá a cada instituição determinar a ampliação de seu acervo mínimo conforme sua realidade, bem como divulgar orientação de armazenamento, preservação, organização e funcionamento das bibliotecas escolares. Além disso, deverão desenvolver esforços progressivos para que cada uma das bibliotecas contenha o dobro de livros no prazo de dez anos.

Este projeto é um incentivo à leitura, com aumento dos acervos das bibliotecas escolares, além da criação de novas bibliotecas. É uma forma de garantir a todos os alunos e à comunidade acesso ao conhecimento. A escola é o ambiente ideal para que crianças e adolescentes conheçam a magia dos livros e possam abrir novos caminhos para suas vidas. É local de formação e difusão cultural.

“Universalizar as bibliotecas escolares significa permitir que todos os estudantes do País possam contar com um razoável acervo de livros, incentivando-os à prática da leitura e ao conhecimento. A pessoa que adquire a pratica da leitura possui melhor formação e desenvolvimento na sua vida acadêmica, se tornando um profissional melhor”, afirmou o deputado.

O projeto segue agora para sanção presidencial.

Uma resposta para “Projeto de Lobbe Neto sobre universalização das bibliotecas escolares se tornará lei em breve

1. Pingback: Projeto de Lobbe Neto sobre universalização das bibliotecas … – projeto