II ENCONTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CATALOGAÇÃO

Informamos que, a partir de 1º de julho próximo, estaremos abrindo inscrições para o II Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação, a ser realizado na Escola de Ciência da Informação da UFMG, nos dias 19 e 20 de agosto de 2010.

As inscrições são gratuitas.

Para realizar a inscrição, solicitamos que escrevam ao e-mail edoccat@gmail.com, enviando as seguintes informações:
Nome
Ocupação (professor; aluno de graduação, pós-graduação ou outro; profissional bibliotecário ou outro)
Instituição
Cidade/Estado
Endereço de correspondência
E-mail

Atenciosamente,

Comissão Organizadora

+++++

Sobre o Encontro:

Em 2008, alguns professores se organizaram e promoveram o Encontro de Docência em Catalogação, sediado pelo Departamento de Ciência da Informação da UFSCar. Neste evento de dois dias, criou-se o GEPCAT – Grupo de Estudos e Pesquisas em Catalogação, que hoje reúne professores, pesquisadores e profissionais do país interessados em debates, estudos e práticas em Catalogação.

Desde então, os membros do Grupo vem se comunicando entre si por meio de lista de discussão (gecat@googlegroups.com), além de manter um blog (http://gepcat.blogspot.com), no qual constam as atividades efetivadas por ele e em andamento.

Justificativa

Como modo de dar continuidade às atividades de interesse dos membros do Grupo, além de promover sua consolidação e fomentar as discussões sobre sua vocação, foi proposto o II Encontro de Estudos e Pesquisas em Catalogação, a ser realizado na Escola de Ciência da Informação da UFMG, nos dias 19 e 20 de agosto de 2010.

As questões de interesse do Grupo e do Encontro têm origem na antiga prática de produção de catálogos de bibliotecas e de elaboração de bibliografias, cujos princípios foram inicialmente consolidados na metade do século XIX por Panizzi na Inglaterra. A vitalidade destes estudos evidencia-se nos debates internacionais de Catalogação, que voltaram a ganhar força na década de 1990 com a proposta de um modelo conceitual que tende a nortear práticas profissionais e de ensino, até então regidas pelos princípios subjacentes a conjuntos de regras. Este movimento levou à proposição de novas normas e à intensificação dos debates.

Estudos e normas produzidos no âmbito da comunidade de bibliotecas perpassam estudos e normas de outras comunidades e se manifestam em atividades de gestão de bibliotecas, de controle e disseminação da literatura técnico-científica, de produção de metadados, além de elaboração de bases de dados de informações arquivísticas e museológicas, e outros. Embora estas atividades muitas vezes sejam realizadas pelos mesmos grupos, representam necessidades informacionais de públicos específicos, a partir das diversas tipologias e suportes que se complexificaram no decorrer do século XX.

Assim, trata-se de pensar princípios, métodos e normas, e tecnologias adequadas, que dêem conta das atividades de produção e gestão de bases de dados relativas às distintas demandas sociais por acesso à informação. Isto nos leva ao desafio de discutir e propor caminhos que estimulem: a formação de sujeitos reflexivos, a pesquisa que articule fundamentos e análise de práticas, a participação efetiva em debates internacionais, e a produção de subsídios à ação dos profissionais que estão diante daquelas demandas.

Público

O público esperado é composto pelos componentes do GEPCAT e pela comunidade brasileira envolvida com o tema: profissionais, professores e pesquisadores envolvidos com as questões de catalogação e de produção e gestão de bases de dados.

Resultados esperados

As apresentações e outros documentos do Encontro serão postadas no blog do Grupo, como modo de ampliar a disseminação dos resultados.

A reunião final visa avaliar a viabilização de representações brasileiras em debates internacionais sobre normas de catalogação e discutir o andamento da elaboração destas normas, problemáticas relacionadas e as possibilidades de tradução e publicação em língua portuguesa.

Espera-se com este Encontro promover a troca de experiências sobre ensino e pesquisa em Catalogação, assim como sobre práticas institucionais. A programação do Encontro tem potencial para fornecer subsídios e estímulos à prática docente e à renovação e aprimoramento das pesquisas.

Coordenação:
Cristina Dotta Ortega (ECI/UFMG) – coordenadora
Lídia Alvarenga (ECI/UFMG) – subcoordenadora

Comissão Organizadora:
Cíntia de Azevedo Lourenço (ECI/UFMG)
Elisa Campos Machado (DEPB/UNIRIO)
Zaira Regina Zafalon (DCI/UFSCar)

Apoio institucional:
Escola de Ciência da Informação da UFMG
Programa de Pós-Graduação de Ciência da Informação
Curso de Graduação de Biblioteconomia

Financiamento:
CAPES/PAEP
Alexandria on line, soluções para Arquivos e Bibliotecas

Programação prévia (palestras a serem divulgadas brevemente):

Dia 19

Mesa 1: Controle bibliográfico e catalogação cooperativa
Mesa 2: Sistemas de informação científica
Debates

Dia 20

Mesa 3: Pesquisa em Catalogação: princípios, modelos, normas
Mesa 4: Ensino em Catalogação: conteúdos programáticos e questões metodológicas
Debates

Reunião Final:
Debates, estudos e elaboração de normas internacionais: possibilidades para participação do Brasil
Avaliação do encontro e perspectivas futuras

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Eventos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s