Anjos do livro

por Leandro Sarmatz

Confesso: houve um tempo turbulento em que a leitura dos contos de Tchekov fazia parte das noites insones. Abria-se uma janela, e aquilo que parecia horrível acabava ficando apenas ruinzinho na manhã seguinte. Foi por acreditar nesse princípio ler é um remédio que as britânicas Susan Elderkin e Ella Berthoud, ambas especialistas em letras, criaram o serviço de “biblioterapia” na School of Life, instituição londrina inaugurada em setembro que traz palestras e aulas com bambas como o filósofo Alain de Botton. É uma tendência mundial, haja vista experiências brasileiras como a Casa do Saber (no Rio e em São Paulo) e o Studio Clio (em Porto Alegre). Mas a terapia com livros parece ser mesmo a maior novidade. Como funciona? Por cinco meses, as duas vão procurar levantar (ao vivo, com hora marcada, pelo telefone ou via e-mail) os hábitos de seus “pacientes”. Traçado um diagnóstico, indicam uma lista de obras que possam trazer sabedoria e diversão. “Nós ajudamos aqueles que querem encontrar uma nova perspectiva com a literatura, ou que perderam o hábito de abrir livros, procurando restaurar os prazeres da leitura”, diz Susan, que admite contar com um receituário eclético e de alto nível. “Podemos recomendar clássicos como Ovídio ou leituras menos densas como Raymond Chandler. Também indicamos norte-americanos como Salinger, além de traduções de Saramago e outros autores.”

A busca pelo conhecimento está cada vez mais pop e não se restringe apenas ao saber institucionalizado das universidades. Uma série de iniciativas em algumas capitais brasileiras mostra o apetite crescente por estudos de arte, cinema e humanidades. Veja alguns desses lugares em que é possível freqüentar de acordo com sua disponibilidade de tempo.

Casa do Saber
Presente em São Paulo e no Rio de Janeiro, organiza cursos e palestras das mais diversas áreas do conhecimento.
www.casadosaber.com.br

Studio Clio
Cursos e palestras sobre artes e literatura em Porto Alegre.
www.studioclio.com.br

Escola São Paulo
Cursos regulares e workshops de cinema, moda, artes etc em São Paulo.
www.escolasaopaulo.org

Disponível em: <http://vidasimples.abril.com.br/edicoes/071/mente_aberta/conteudo_305417.shtml>. Acesso em: 24 jul. 2010.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s