Professores têm estratégias para detectar plágio ou fraude em monografia

São usados sites de busca e programa específico para detectar cópia.
Fraudadora que faz monografias admite ter só o ensino médio.

Do G1, com informações do Jornal Hoje

O comércio de monografias, que é quando o universitário compra o trabalho de conclusão de curso, é ilegal por ser um crime de violação de direito autoral cometido tanto por quem vende como por quem compra.

Para descobrir se o trabalho entregue pelo universitário foi mesmo feito por ele, os professores usam algumas técnicas. Orientador de 15 monografias por semestre, Isaac Luna usa sites de busca e um programa específico para detectar textos copiados, principalmente, da internet. “É uma questão de honra descobrir, apesar de dar mais trabalho”, diz.

Se a fraude ou o plágio não foram descobertos durante a elaboração do trabalho, a prova de fogo é na hora da apresentação da monografia. Aqui, diante da banca, o orientador e dois professores têm que estar preparados para descobrir se o estudante comprou, copiou ou realmente elaborou a monografia.
A banca é rigorosa, faz perguntas estratégicas e, com uma câmera, grava as apresentações.

Monografia para exportação

Em uma empresa, a fraudadora diz que o golpe está sendo até exportado. “Eu já acompanho um doutorado há quase quatro anos de uma menina em Barcelona”, diz. Segundo ela, o texto é feito primeiro em português para depois ser traduzido para o espanhol.

Ela admite ter só o ensino médio. “Eu só tenho o segundo grau, nunca entrei na faculdade. E basta eu olhar um trabalho que eu descubro que é plágio. Não precisa ser professor [para saber].”

Disponível em: <http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1301022-5604,00-PROFESSORES+TEM+ESTRATEGIAS+PARA+DETECTAR+PLAGIO+OU+FRAUDE+EM+MONOGRAFIA.html>. Acesso em : 21 nov. 2010.

http://g1.globo.com/Noticias/Vestibular/0,,MUL1301022-5604,00-PROFESSORES+TEM+ESTRATEGIAS+PARA+DETECTAR+PLAGIO+OU+FRAUDE+EM+MONOGRAFIA.html. Acesso em: 21 nov. 2010.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Notícias

3 Respostas para “Professores têm estratégias para detectar plágio ou fraude em monografia

  1. Pingback: Professores têm estratégias para detectar plágio ou fraude em … | Info Brasil

  2. O plágio consiste na cópia parcial ou total de uma obra cujo autor não seja citado, ou seja, é considerado crime de falsificação ideológica muito sério que, não pode ser adotado por nenhum aluno acadêmico.

    “Mas, a acusação de plágio de um determinado trabalho é sério, deverá ser comprovado pelo acusado, caso contrário não pode-se julgar sem ao menos ter provas concretas”.

    Marcos Albano
    Docente do curso superior de enfermagem CESEP-FEM

    • Olá, Marcos!

      Suas colocações são totalmente pertinentes. Lembro-me de uma situação em um estágio que fiz em que foi identificado plágio em uma produção científica, o curioso é que referia-se à uma imagem. Não sei como a situação foi resolvido, mas acredito que com base na Lei de Direitos Autorais.

      Agradeço a visita!
      Eduardo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s