iPad ou livro, o que é melhor para o planeta?

O GLOBO, 16.12.10, p. 40 – Economia/ Eco Verde
Agostinho Vieira
 
Certa vez, a minha filha se deu ao trabalho de contar e descobriu que tínhamos 1.200 livros espalhados pelas estantes da casa. Esse número não dizia muita coisa, até o dia em que ap areceu um iPad com capa vermelha sobre a mesa. Parecia que eu tinha passado anos usando motosserra, destruindo florestas, ameaçando o planeta. Uma culpa óbvia, certo? Errado.
Do ponto de vista ambiental não é tão simples essa resposta. O melhor caminho, como explica o professor Rogério Valle, da Coppe/UFRJ, seria fazer uma análise do ciclo de vida dos dois produtos, considerando os estágios de fabricação, uso e pós-uso. Para começar, 100% dos livros são feitos com madeira vinda de florestas plantadas especificamente para esse fim. Portanto, se existe um crime ambiental, ele está muito mais nas estantes do que nos livros.
— Na fase de produção, tanto os livros quanto o iPad ou outro e-book qualquer gastam energia e água. No transporte para lojas e casas há o consumo de combustível. O iPad é feito de metais que não são abundantes na natureza. Já na hora do uso, o impacto é mais ou menos o mesmo. Um ebook precisa ser carregado na tomada, mas também precisamos de luz para ler um livro à noite — explica Rogério Valle.
A vantagem do iPad está na capacidade de armazenar quantos livros a memória permitir. Um item importante nesse exercício é o descarte. Um livro pode ser reciclado várias vezes. Já os metais pesados do aparelho são muito ruins para a natureza. Mas o problema do iPad está na obsolescência programada. Aquela versão mais moderna, mais bonita ou com mais recursos que faz você trocar de aparelho quase todos os anos. Ou seja, a escolha não é simples nem óbvia. A única certeza é que existem poucas coisas tão prazerosas quanto ler um bom livro, de papel ou digital.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s