Bibliotecário está entre as 30 melhores profissões nos EUA

The Wall Street Journal, de Nova Iorque, publicou a pesquisa do site de profissões CareerCast listando um ranking com 200 postos de trabalho, com base no rendimento, ambiente de trabalho, estresse, esforço físico e perspectivas de trabalho, usando dados do Departamento do Trabalho e do Censo dos Estados Unidos.

A pesquisa mostra o melhor e o pior emprego do país, numa equação com os itens acima citados, o que quer dizer que, nem sempre, o melhor emprego é o que paga mais, nem o que tem mais conforto.
A profissão de bibliotecário, que segundo o site é o profissional que selecciona e organiza materiais para tornar as informações acessíveis ao público, ficou no 29º lugar, com uma renda anual que equivale a R$ 7.560,00.

8 Respostas para “Bibliotecário está entre as 30 melhores profissões nos EUA

1. Adriana Quincoses Soares

Super interessante!!!
    Valeu!!!

• Também achei interessante, Adriana. Porém eu divulguei mais por curiosidade porque não reflete a realidade brasileira, infelizmente. Até tentei procurar algo semelhante aqui mas não encontrei.

Abraços!
      Eduardo.

• Adriana Quincoses Soares

Partindo da premissa de que somos um reflexo “deles”…. anime-se!!!
        Pode parecer piegas mas tento ser otimista em relação à nossa profissão.

Um abraço!!;-))

• Não sei se somos um reflexo, não acho que seja bem assim. Mas se formos, eu me pergunto: até quando? Veja só, no SNBU do ano passado há diversos trabalhos apresentando as ferramentas da web 2.0 em bibliotecas universitárias, como se fosse novidade (ok, por aqui é…), mas nós não estamos refletindo a imagem do nosso “espelho”: o que está em alta nos EUA agora são as tecnologias móveis aplicadas às bibliotecas… e a gente se contentando com web 2.0… mas a gente deveria acompanhar essa “onda” tecnologias móveis? Não sei, eu prefiro que a biblioteconomia brasileira tenha sua própria identidade, que seja criada alguma coisa de dentro para fora, ao invés de se contentar com tudo o que é de fora. Na verdade, é uma questão cultural nossa achar que o que é de fora é melhor. Enfim, é só um desabafo.

2. Elisa

Renda anual de R$ 7.560,00? Não me parece tão “best” assim…

3. Mixto

Só corrigindo, R$ 7.560,00 mensal e não anual. Já que a anual é $54,197.00.