Universidade alemã confirma plágio no doutorado de ex-ministro

06/05/2011 – 12h03

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

A Universidade de Bayreuth acusou nesta sexta-feira o ex-ministro alemão de Defesa Karl-Theodor zu Guttenberg de “plagiar deliberadamente” trechos de seu doutorado em direito.

A comissão de controle científico da universidade conclui, após analisar a tese, que Guttenberg “violou seriamente os padrões de boas práticas científicas e enganou deliberadamente” a instituição. A comissão ratificou assim a decisão de anular seu título de doutor.

Há alguns meses, a imprensa alemã divulgou dezenas de passagens copiadas na dissertação de Guttenberg sem a correta citação. A revelação iniciou uma campanha contra o então ministro e a Universidade Bayreuth revogou o título de doutor em março.

Michael Kappeler/Efe
Ministro de Defesa alemão, Karl-Theodor zu Guttenberg, renunciou após escândalo de plágio em tese
Ministro de Defesa alemão, Karl-Theodor zu Guttenberg, renunciou após escândalo de plágio em tese

Guttenberg admitiu “graves erros” na tese de 2007, mas insistiu que não copiou intencionalmente o trabalho de ninguém. O caso causou grande polêmica na imprensa e levou a pedidos de renúncia da oposição. Em 1º de março ele cedeu e renunciou.

Merkel apoiou Guttenberg durante a crise. Os líderes da oposição disseram que ela não o demitiu por temer perder apoio dos eleitores conservadores, especialmente no Estado de Baden-Wuerttemberg.

Guttenberg foi o ministro mais popular no gabinete de Merkel. Mas a popularidade do aristocrata era baseada na sua imagem cuidadosamente cultivada de honestidade e integridade.

Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/mundo/912217-universidade-alema-confirma-plagio-no-doutorado-de-ex-ministro.shtml>. Acesso em: 6 mai. 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s