Catálogos e Open Archives

James Weinheimer, autor do blog First Thus, publicou recentemente um podcast em que ele aborda a questão dos catálogos e dos open archives, ou arquivos abertos.

Achei interessante o trecho em que foi abordada a revisão pós-publicação existente no contexto dos open archives. Trata-se de uma prática em que os leitores comentam os artigos disponíveis em um respositório, por exemplo, que podem servir de base para uma revisão e atualização pelo autor, mostrando um modelo de revisão pelos pares ainda incomum, mas possível de ser realizado.

Outro trecho que me chamou a atenção é em relação à inclusão dos materiais open archives em catálogos de bibliotecas. Como se tratam de materiais disponíveis na web e que, só por isso, podem ser mais difíceis de serem recuperados, seria interessante que as bibliotecas passsassem a incluir esse tipo de material em seus catálogos como forma de agregar valor a essa importante fonte de informação.

Vale a pena ouvir o podcast, que é acompanhado pelo texto em inglês e, portanto, uma ótima oportunidade para treinar o idioma!

5 Respostas para “Catálogos e Open Archives

1. Muito bom seu blog!!!
    Parabéns pela iniciativa!!!

• Boa tarde, karusimionato!

Agradeço sua visita e o elogio! Caso tenha alguma notícia ou oportunidade de estágio ou emprego, entre em contato que divulgo no Mundo Bibliotecário.

Eduardo.

2. Thank you for your kind remarks on my podcast. I just want to point out that on my blog I added a Google Translate widget where you can translate into the language you want.

Thanks again, Jim Weinheimer