Educação é premiada em Congresso Brasileiro de Bibliotecas

Ótima iniciativa que precisa ocorrer com mais frequência no Brasil, e que esperamos que ocorra nos próximos CBBD’s!

*****************

Projeto das Arapiraquinhas foi destaque no evento

A implantação do projeto das Arapiraquinhas- bibliotecas públicas digitais instaladas nos bairros- já é referência como modelo de práticas de incentivo à leitura e à pesquisa no País.

A Prefeitura de Arapiraca, por meio da Secretaria Municipal de Educação, foi agraciada, na manhã desta quarta-feira (10), com o Prêmio Biblioteca Modelo da Febab – Federação Brasileira de Profissionais Bibliotecários, Cientistas da Informação e Bicateca, empresa de mobiliários modernos para bibliotecas.

O prêmio será entregue na tarde desta quarta-feira, durante o encerramento do XXIV Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação (CBBD), promovido pela Federação Brasileira de Profissionais Bibliotecários e Cientistas da Informação (Febab) e Associação Alagoana de Profissionais em Biblioteconomia (AAPB), que está sendo realizado no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió.

O evento teve início no último dia 7 e será encerrado nesta quarta (10). Representando a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, e o prefeito Luciano Barbosa (PMDB), que está em Brasília, no Distrito Federal, a bibliotecária Wilma Nóbrega Lima e técnicos da secretaria montaram o estande para apresentação dos projetos de Arapiraca.

A Febab e a Bicateca criaram o Prêmio Biblioteca Modelo, com o objetivo de premiar projetos inovadores de inclusão social e de estímulo à Leitura nos Estados brasileiros que sediarem o CBBD.

“Eles reconheceram o trabalho inovador que está sendo realizado pela Prefeitura de Arapiraca, com recursos próprios, e que vem transformando a vida de famílias, especialmente de crianças carentes que se sentem motivadas a ler”, considerou Wilma Nóbrega.

O prêmio consiste em mobiliários modernos, que estão expostos na Biblioteca Modelo na Feira de Negócios do Congresso do CBBD.

Além de mesas, estantes, cadeiras, doadas pela Bicateca, o Grupo Editorial Gen, que também apóia a iniciativa, está doando todo acervo infantil exposto na Feira. A empresa Contempory doará o software- programa de computador- para informatização de toda a rede de bibliotecas de Arapiraca.

No final do evento, a secretária de Educação Ana Valéria Peixoto, e a bibliotecária Wilma Nóbrega, irão apresentar ao público os detalhes do projeto das Arapiraquinhas e o projeto Mães Leitoras, Costurando a Leitura Para as Crianças.

O Congresso reúne mais de 1.300 participantes de todo o Brasil e até de outros países.

Mais Arapiraquinhas

Como parte desse projeto de sucesso, na manhã do próximo sábado (13), o prefeito Luciano Barbosa e a secretária de Educação, Ana Valéria Peixoto, irão entregar aos moradores dos bairros Itapoã e Santa Esmeralda, a segunda Arapiraquinha.

O projeto foi lançado em agosto do ano passado, com a inauguração da primeira Arapiraquinha, a Biblioteca Pública Digital Professora Neuza Gomes da Silva.

O espaço está localizado no bairro Jardim Esperança e foi construído com recursos da própria municipalidade, que também contemplou os moradores do bairro e adjacências com a entrega da Praça Antônio Oliveira da Silva, onde foi instalada uma quadra de esportes, parque infantil e jardins.

A Biblioteca Pública Professora Neuza Gomes da Silva é um espaço público de estímulo à leitura com três mil títulos, incluindo livros contendo a história de Arapiraca, bem como de periódicos, acervos em braile para leitura de pessoas portadoras de deficiência visual, além de sala de acesso à internet com nove computadores, CDs, DVDs, mapas, jogos e bebeteca para abrigar recém-nascidos a partir de seis meses de vida.

Disponível em: <http://www.arapiraca.al.gov.br/v3/noticia.php?notid=3597>. Acesso em: 19 ago. 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Não classificado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s