Gestão do patrimônio móvel e integrado: higienização, manuseio, acondicionamento e exposição

CURSO DE CAPACITAÇÃO

Gestão do patrimônio móvel e integrado: higienização, manuseio, acondicionamento e exposição
Responsável – Rosaelena Scarpeline
Duração: 2 dias
Local: UFSCar – São Carlos
Data: 10 e 11 de outubro de 2011.
Horário – 9-12 e 14-17hs

Ementa: A conservação de bens culturais é um conceito bastante amplo, mas sua principal função é prolongar o máximo à existência do objeto, a partir de intervenções consciente, ambiente controlado e guarda adequada, manter a integridade do objeto é uma questão básica. Nesta oficina estaremos dando noções básicas para a identificação de acervos museológicos, visando a formação e identificação de coleções, critérios para a conservação e acondicionamento e regras básicas para tombamento dos objetos.

Publico alvo: Profissionais de nível médio e superior envolvidos com acervos de arquivos, museus, bibliotecas de empresas públicas, privadas e particulares. Profissionais voltados ao trabalho de reconstituição da memória sócio-histórico-cultural e professores da rede escolar e áreas afins

Número de participantes – 25 –pessoas

Materiais necessários – Sala de aula, data show e reprodução de material de apoio didático (se optarmos para dar aulas praticas teremos que ter todos os materiais destinados a higienização de objetos: luvas, máscaras, trincha, perfex, algodão, TNT, cotonetes, etc)

Rosaelena Scarpeline – Mestre em História IFCH-UNICAMP. Diretora da Biblioteca do Centro de Memória UNICAMP, Especialização na Biblioteca Nacional: Organizações de Coleções Especiais: obras raras, cartografia e manuscritos e Coleções Especiais: livros e periódicos raros; Cursos na área de Museografia e museologia, Gestão do Conhecimento e Thesaurus nível de extensão universitária.

FICHA DE INSCRIÇÃO – CURSO DE CAPACITAÇÃO

Responsável – Rosaelena Scarpeline

Duração: 2 dias

Local: UFSCar – São Carlos

Data: 10 e 11 de outubro de 2011.

Horário – 9-12 e 14-17hs

Nº de vagas – 25 vagas

Custo: GRATUÍTO

Nome completo:

Instituição:

Área de formação/interesse:

Documento Identidade:

Município:

CEP:

Tel. (    )

Encaminhar para o e-mail – fazendas@unicamp.br

• Prazo final para inscrição – 03 de outubro de 2011
  • Não serão aceitas inscrições no momento do curso;
  • A inscrição será confirmada por e-mail;
  • Será emitido certificado de participação;
  • As inscrições se darão por ordem de chegada;
  • Cada participante deverá trazer um objeto para ser higienizado

Arquivado em Curso