A Ciência da Informação perde um de seus ícones

Faleceu, aos 84 anos, na tarde de quarta-feira (28), Jaime Robredo, renomado pesquisador e professor da Universidade de Brasília, referência obrigatória em estudos em Ciência da Informação (CI).

Químico espanhol, Robredo exerceu atividades de documentação e informação em Paris. Ao vir para o Brasil, em 1974, deu continuidade a sua vida profissional e acadêmica na área da Ciência da Informação, à qual se dedicou plenamente até os seus últimos dias. Foi um dos pioneiros desse campo em nosso país, tendo formado muitos discípulos na sua fecunda trajetória como mestre.

O pesquisador deixa uma obra densa, caracterizada pela profundidade e detalhamento de que são capazes somente os verdadeiros mestres. A sua capacidade de reunir, expor e transmitir a seus colegas e alunos o seu cabedal solidamente construído e fundamentado assegura a transcendência de seus conhecimentos para além do nosso tempo, base para novos avanços, renovação e inovações. Trata-se, portanto, de um imortal.

Jaime Robredo, sempre muito presente no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), deixa entre nós uma grande lacuna intelectual e, principalmente, uma grande saudade do seu jeito alegre, prestativo e gentil de ser com todos nós.

(Ascom do Ibict)

Disponível em: <http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=79514>. Acesso em: 6 out. 2011.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s