Bibliotecas jurídicas na web!

Biblioteca Digital do Senado Federal

Usuários: a Biblioteca Digital do Senado Federal, construída com o software DSpace, disponibiliza conteúdos para qualquer interessado em assuntos relacionados ao Poder Legislativo brasileiro, desde operadores do direito até o cidadão em busca de informações disponibilizadas pelo Senado Federal.

Conteúdo e formato dos documentos: o conteúdo está distribuído em 9 coleções: Produção Institucional, Direitos do Cidadão, Acessibilidade, Constituinte nos Jornais, Banco de Notícias, Obras Raras, Periódicos, Senadores e Publicações Externas. Os arquivos estão disponíveis, na sua grande maioria, em HTML e PDF. A busca pode ser realizada por título, autor, assunto e data. A busca avançada permite selecionar a coleção completa ou uma coleção específica, assim como oferece operadores booleanos e permite pesquisar nos seguintes campos do documento: Autoria, Título, Assunto, Resumo, Fonte, Série, Publicador, Identificador e Idioma.

Diferenciais: possui o Serviço de Alertas, via e-mail, bem como oferece RSS. Em Meu Espaço e Editar Perfil, o usuário pode habilitar suas preferências em receber os novos itens da coleção completa ou de uma coleção específica.

***

Consórcio BDjur – Biblioteca Digital Jurídica

Usuários: trata-se de uma biblioteca digital em Direito que, dada a especificidade dos materiais, é mais voltada aos operadores do direito, especialmente aqueles interessados na doutrina, legislação e jurisprudência e demais informações relacionadas ao Poder Judiciário brasileiro.

Conteúdo e formato dos documentos: há documentos em texto (PDF), vídeo (FLV) e possivelmente outros, pois atualmente conta com 199204 registros de 7 repositórios: BDJur no CJF, BDJur no MPPB, BDJur no Senado, BDJur no STJ, BDJur no TRF2, BDJur no TRT1 e BDJur no TRT15. A pesquisa simples pode ser realizada nos campos autor, título, resumo e assunto. A pesquisa avançada, por sua vez, permite a pesquisa por esses e outros campos, a saber: repositório, categoria, data, língua, patrocinador e tipo. Além disso, é possível pesquisar cada repositório individualmente.

Diferenciais: a Pesquisa de Acesso Aberto indica que a pesquisa pode ser realizada gratuitamente por qualquer usuário conectado à Internet, já que o site utiliza o software desenvolvido pelo Public Knowledge Project.

Anúncios

7 Comentários

Arquivado em Notícias

7 Respostas para “Bibliotecas jurídicas na web!

  1. Ótima postagem para quem está começando na área jurídica!!!

    • Olá, Daniel!

      Obrigado pelo incentivo! Vou continuar a postar mais conteúdos de biblioteconomia jurídica. Aliás, se tiver alguma sugestão, será bem-vinda!

      Agradeço a visita!
      Eduardo.

  2. Coleg@s,
    Para quem está interessado na Biblioteconomia Jurídica é importante conhecer o Portal LexML, que é um ponto unificado de acesso à informação Jurídica brasileira. Não deixem de conferir em http://www.lexml.gov.br
    Abraços,
    Edilenice Passos

    • Olá, Edilenice!

      Fico muito agradecido com sua visita ao Mundo Bibliotecário! Como iniciei recentemente na área jurídica, aos poucos vou disponibilizar conteúdos relacionados.

      Att.,
      Eduardo.

  3. Pingback: Law libraries on the web! | Mundo Bibliotecário

  4. obrigada por disponibilizar informações sobre a área juridica , meu tcc é sobre o perfil do bibliotecario jurídico q/ mais se destacaram nessa área do conheimento e se vcs puderem me ajudar com mais informações agradeço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s