Aos leitores do Mundo Bibliotecário, uma ótima notícia: foi dado mais um passo para a criação do curso de Biblioteconomia a distância! Confiram!

Publicada por Assessoria de Comunicação Social da Capes
Segunda, 26 de Março de 2012 12:17
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta segunda-feira, 26, o edital nº 12/2012. A seleção consiste no fomento da execução de projeto de desenvolvimento dos materiais didáticos e de apoio ao curso de bacharelado em Biblioteconomia, na modalidade a distância, para a execução do projeto pedagógico do curso, estruturado pelo Conselho Federal de Biblioteconomia (CFB), no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). O valor global a ser aplicado pela Capes, no âmbito deste edital, será de até R$ 1,8 milhão, sendo R$ 1,6 milhão para despesas de custeio e R$ 200 mil para despesas de capital.

Submissão de propostas
As propostas devem atender aos requisitos descritos no edital e devem ser submetidas até o dia 5 de maio, em formato impresso e eletrônico.

Podem apresentar proposta as instituições públicas de ensino superior (Ipes) que cumulativamente possuam cursos de bacharelado em biblioteconomia ou biblioteconomia e documentação ou gestão/ciência da informação, nas modalidades presencial ou a distância, legalmente constituídos e que tenham sua sede e administração no país; possuam credenciamento para oferta de cursos na modalidade a distância ou comprovada experiência em educação a distância; possuam Índice Geral de Cursos (IGC), ano-base 2010, 3, 4 ou 5; e assumam o compromisso de manter as condições de qualificação, habilitação e idoneidade necessárias ao cumprimento e execução do projeto, no caso de sua aprovação.

A análise das propostas será realizada em três etapas, sendo elas análise técnica, análise de mérito e aprovação e homologação pela Diretoria de Educação a Distância (DED) da Capes. O resultado está previsto para ser divulgado no final do mês de maio. O prazo de execução dos projetos é de doze meses, a contar da data de vigência do convênio ou instrumento congênere firmado entre a Capes e a IPES.

Mais informações pelo e-mail editalbiblio@capes.gov.br.

10 Respostas para “Edital apoia projetos para desenvolvimento de cursos de biblioteconomia na modalidade a distância

1. Yvanne

Olá, Eduardo!

Muito obrigada por essa ótima notícia em relação ao projeto do curso de Biblioteconomia a Distância. Que bom ! teremos a oportunidade de fazer o curso. Adoro o Mundo Bibliotecário.

Abraços,

Yvanne

2. Darlei Lara

Como será o processo para as inscrições desse curso? Tenho muito interesse em fazer.

• Olá, Darlei!

Não sei te responder, mas tendo novidades disponibilizarei aqui. Para acompanhar de perto, você também pode consultar o site da CAPES e do CFB, que fazem parte do processo.

Atenciosamente,
      Eduardo.

3. Eu também quero muito!!!!!!!!!! esse curso!
    obrigado pela noticia!

4. Rosana Cecilia

Que ótima notícia! Aguardo ansiosa por resultados concretos, obrigada por compartilhar!

5. Eliana

Olá Eduardo e o curso de bilbioteconomia EAD nada ainda?