Avaliação de fontes de informação jurídica

Os critérios abaixo foram retirados do livro “Manual de fontes de informação”, do Profº Murilo Bastos da Cunha, e foram elencados pelos autor para subsidiar a avaliação fontes de informação jurídica. Os comentários a respeito dos critérios são pessoais, não tendo sido extraídos do livro em questão. Portanto, estão sujeitos a falhas e necessariamente podem ser discordantes do ponto de vista do autor.

Propósito da obra: permite verificar qual a intenção da obra, bem como o foco dado ao conteúdo.

Autoridade: item de vital importância, sobretudo no Direito, onde os usuários sempre procuram estar amparados pelos melhores autores de suas respectivas áreas de atuação.

Alcance da obra: possibilita averiguar a extensão com que o assunto é tratado na obra. Por exemplo, uma obra cujo assunto seja direito constitucional tributário abordará com maior foco os princípios constitucionais do que um curso de direito tributário genérico.

Precisão: item que permite avaliar a exatidão com que um assunto é tratado em uma obra.

Arranjo: trata-se da maneira com que uma obra é apresentada, o modo que as informações são distribuídas ao longo do texto. É muito comum nas obras do Direito o uso de notas de rodapé, por exemplo (em certos casos fazendo as vezes das referências, comumente em capítulos de livros).

Tipos de dados incluídos: item tão importante como a autoridade no Direito, pois corrobora a fidedignidade da obra.

Atualização: tão importante como autoridade e os tipos de dados, este item, se colocado em ordem de importância, seria o primeiro, pois a legislação sofre alterações constantes e, consequentemente, as fontes de informação jurídica, sobretudo a doutrina.

Acesso (remissivas, índices): critério de especial utilidade para obras jurídicas, pois permitem localizar rapidamente qualquer informação, sobretudo em publicações extensas.

Formatos: cada vez mais, as bibliotecas jurídicas possuem coleções híbridas, ou seja, impressas e eletrônicas, e este item deve ser considerado pelo perfil do usuário, da instituição, dentre outros.

Tabelas, listas de abreviaturas, bibliografia: este item pode facilitar a leitura tanto pelo leigo, como pelo bibliotecário, e outros usuários que usualmente não se utilizam da informação jurídica cotidianamente, oferecendo uma visão geral da obra.