Resultado do “I Encontro de Usuários do PHL de Sorocaba (SP) e Região”

Conforme divulgado no folder do I Encontro de Usuários do PHL de Sorocaba (SP) e Região, foi elaborado um documento com apontamentos sobre o software e sugestões de melhoria.

Segue alguns tópicos do documento, que estão abertos para críticas e sugestões dos participantes e daqueles que não puderam participar, mas que também gostariam de apresentar sua contribuição. O documento final, com os nomes dos contribuintes, será encaminhado ao Sr. Elysio Mira Soares de Oliveira como sugestões de melhoria para a próxima versão do PHL.

1º) É altamente recomendável que o PHL adote os padrões internacionais de catalogação, ou seja, AACR2 e MARC21, e também se prepare para a adoção do RDA, o que poderá ser feito em uma versão beta, com algumas instituições, tal como vem sendo feito em bibliotecas estrangeiras. Além disso, a adoção dos referidos padrões facilita a catalogação cooperativa.

2º) O PHL deve dar suporte aos diferentes tipos de conteúdos para catalogação e indexação. O formulário para registro de websites, por exemplo, não atende satisfatoriamente às necessidades atuais.

3º) A configuração padrão de data deve ser atualizada na próxima versão, pois atualmente está configurado até 2020.

4º) O manual não atende às necessidades dos usuários, que muitas vezes fazem adaptações de formulários, por exemplo, sem saber se o procedimento está correto.

5º) O suporte nem sempre é de fácil acesso. Com vistas à uma comunicação eficiente, sugere-se a criação de um canal direto com os usuários, seja via Skype, seja via MSN, ou outra ferramenta de comunicação instantânea.

6º) Estudos do PHL, como os abaixo relacionados, devem ser analisados criticamente para averiguar seu funcionamento na prática e, assim, colaborar efetivamente na melhoria do software:
Avaliação do uso de catálogos coletivos de bibliotecas universitárias pela perspectiva sociocognitiva do usuário – Eduardo Graziosi Silva e Vera Regina Casari Boccato
Gnuteca e PHL: estudo avaliativo de soluções livres para automação de bibliotecas – Fernanda Belger Calcada
Informatização da rede de bibliotecas da Secretaria Municipal de Educação de Santos – Daianny Seoni de Oliveira e Cláudio Souza Nunes

Aguardando críticas e sugestões para elaboração do documento final, finalizo o post agradecendo aos participantes do evento e peço aqueles que queiram contribuir que enviem as sugestões pelos comentários.

Anúncios

3 Comentários

Arquivado em Eventos

3 Respostas para “Resultado do “I Encontro de Usuários do PHL de Sorocaba (SP) e Região”

  1. Olá pessoal do mundo bibliotecário, gostaria muito de ter participado desse encontro, mas moro em Vitória da Conquista na Bahia, contudo, tenho tido experiência de muito sucesso com o PHL aqui na faculdade em que trabalho, mas tenho me deparado com algumas dificuldades técnicas do sistema, por exemplo: o acervo da minha biblioteca conta com aproximadamente 35 mil livros, 7 mil usuários sem contar, cds, periodicos, dvds. Conversando com o pessoal da TI outro dia, eles me alertaram quanto ao esquema de armazenagem de dados do PHL que é em arquivos, tecnologia muito antiga e perigosa para armazenagem de grande quantidade de dados, deveriamos sugerir a equipe técnica do PHL, a troca desse sistema por um banco de dados mais seguro, como os comumente usados hoje em dia. por enquanto essa é a minha contribuição, logo mais compartilharei com vocês minhas experiências positivas com o sistema.

    Grande abraço em todos

    • Olá, Lucas!

      Muito obrigado por compartilhar sua experiência. Pela experiência que tenho, sei que o PHL não segue os padrões internacionais da Biblioteconomia, mas essa questão do banco de dados realmente precisa ser alterada. Tendo novidades, escreva novamente!

      Atenciosamente,
      Eduardo.

  2. Uma das maiores dificuldades que encontro no PHL se refere à emissão de relatórios, principalmente quando recebemos as comissões do MEC, não sei como isso ocorre em outros lugares, mas aqui onde trabalho, essas comissões costumam dar um pouquinho de trabalho, sei que os relatórios personalizados são muito eficientes, mas o que dificulta nosso trabalho é principalmente o desconhecimento de algumas expressões.

    Exemplo disso posso citar a ultima solicitação que me foi feita pela comissão da OAB que queria verificar a situação do acervo do curso de Direito, então me pediram um relatório do com a bibliografia de direito separada por área do conhecimento. Nesses casos temos que nos valer da curiosidade, pois o manual do PHL é muito pobre de informação e seus exemplos não se enquadram nas nossas realidades.

    Onde trabalho ja passamos por muitas experiencias ruins com o PHL, mas também conseguimos realizar grandes feitos, muitos deles graças ao campo #084 que nos permite inserir dentro do catálogo alguns objetos interessantes a exemplo posso citar.

    # Emissão de relatórios com a bibliografia de cada disciplina de cada curso oferecido pela faculdade

    # No catalogo de DVD’s podemos quando possível imbutir o trailer do filme

    # Nos periódicos podemos imbutir os sumários ou quando possivel a propria publicação, se está for disponibilizada em versão online e gratuita

    # Nosso caso de maior sucesso se deu por causa das manografias, que desde 2009 passaram a ser depositadas na nossa biblioteca em .PDF gravadas em CD, o problema é que por ordem da direção da faculdade, elas não poderiam ser disponibilizadas aos usuários da biblioteca de forma algumas, mas nossa frustração com isso, era devido ao fato de que essas monografias tinhasm que passar por todo o processo técnico, tombamento, classificação, elaboração de capa, deposito no acervo, isso tudo nos frustravam por que tinhamos que fazer isso com todas as monografias da instituiçãos, sabendo que elas nunca poderiam ser utilizadaspor ninguém, foi ai que conheci uma rede social que nos permite publicar nossas monografias na web para leitura online, sem download e sem impressão, apenas leitura em tela, assim, fechamos um acordo com a diretoria que nos permitiu publicarmos esse material e imbutirmos no PHL, assim, hoje quando alguem consulta alguma monografia em nosso sistema, no resultado da pesquisa encontra-se um link que quando clicado permite que você leia a monografia dentro do proprio PHL.

    Essa experiencia permitiu que a produção cientifica de nossa instituição não ficasse restrita as paredes de nossa biblioteca, tanto que semana passada recebi uma ligação de um estudante do RJ nos elogiando pela iniciativa, pois ele estava escrevendo sua monografia e graças a nosso sistema ele conseguiu referias para seu trabalho.

    Devido as tantas dificuldades que encontramos no dia a dia com o PHL com seus erros, expressões e problemas, a muito tempo tenho alimentado a ideia de criar um blog para ir compartilhando minhas descobertas com outros usuarios pelo Brasil, uma vez que somos muito carentes de desse tipo de informação. quem sabe um dia…

    caso alguém tenha alguma dúvida ou gostaria de entrar em contato deixo meu e-mail: falecomlucas@oi.com.br

    Grande abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s