Eletrobiblioteca: o livro como interface homem-computador

Criado por Waldek Węgrzyn na Academia de Belas Artes de Katowice, Polônica, “Eletrobiblioteca” é um projeto que conecta um livro personalizado em papel ao computador, utilizado aqui como interface para a leitura. O livro pode ser usado como qualquer outro livro normal, mas quando o leitor se conecta ao computador, através de USB, ao passar páginas, pode navegar através da página web, obtendo informação adicional, citações, filmes e animações para a página atualmente aberta.

O conteúdo do livro é a tese de Waldek, a qual discute o livro como interface. O texto contem várias referências a trabalhos diferentes, mas a inspiração principal é o manifesto “A topografia da tipografia”, publicado em 1923 pelo desenhador gráfico Lissitzky, quem também influenciou no desenho do livro.

Waldek utilizou uma placa de desenvolvimento teensy oculta na capa e um conjunto de circuitos feitos de pintura condutora impressa mediante serigrafia. Isso lhe permite detectar que página está aberta, e também agregar elementos sensíveis ao tato nas ilustrações. O livro emula um teclado e se comunica com código javascript na página web, sem necessidade de software adicional.

 

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Notícias

Uma resposta para “Eletrobiblioteca: o livro como interface homem-computador

  1. Pingback: Eletrobiblioteca: o livro como interface homem-computador «

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s