A importância de uma biblioteca vai bem além do senso comum, e esse foi o ponto de partida para que os bibliotecários Ana Claúdia dos Santos Freitas Lima, do IFRJ (campus Nilo Peçanha-Pinheiral); Anderson Morais Chalaça (campus Paracambi); Elon Freitas Lima (campus Duque de Caxias); Ermires Gomes Rosa, da UFF de Niterói, Marcos Pastana Santos (campus Paracambi) e Samantha Andrade da Rosa, do CEFET de Petrópolis, escrevessem o livro “Biblioteconomia: Contribuições Acadêmicas para o Ambiente das Unidades de Informação”.

Publicado pela Editora Virtual Book no final do ano de 2012, o livro conta com relatos, explicações e ensinamentos que mostram ao leitor que a biblioteca é também “um berço de memória, herança cultural”. Segundo um dos autores, o bibliotecário Marcos Pastana Santos: “O interesse na organização deste livro foi de agrupar todos os trabalhos desenvolvidos por bibliotecários em diversos tipos de biblioteca. Ou seja, tem autor falando sobre biblioteca publica municipal, outro falando sobre biblioteca governamental, outro sobre historia em quadrinhos como fonte de informação”.

No livro, o leitor encontra também informações sobre o desenvolvimento desse local que acompanha e “guarda” a história da humanidade, as mudanças ao longo do tempo, lugares e momentos que contribuíram para o crescimento das bibliotecas.

Disponível em: <http://www.ifrj.edu.br/node/1975>. Acesso em: 24 jan. 2013.

Uma resposta para “Livro destaca a importância da biblioteca na construção da memória organizacional

1. carmen lucia troiani

Aos bibliotecários e autores do livro: “Biblioteconomia: Contribuições Acadêmicas para o Ambiente das Unidades de Informação” , não tive o prazer de lê-lo, más, congratulo-me com eles (autores), pois, demonstram, enriquecer toda a gama Institucional bem como, situações de experiências vividas na profissão árdua e engrandecedora do Bibliotecário, contribuindo para seus leitores e profissionais atuais e futuros, conscientizarem-se, de que, seus caminhos deverão ser conduzidos para um complexo e perfeito direcionamento organizacional do qual o Brasil necessita para o seu (Brasil) crescimento em todas os aspectos verdadeiros, denominados: “Repositórios Institucionais”.