Consulte enciclopédias e bibliotecas virtuais de todo o mundo

Plataformas oferecem conteúdos em texto, áudio e vídeo em diversos idiomas

Milhares de arquivos e documentos históricos em apenas alguns cliques. Foto: Reprodução

Em março deste ano, a famosa Encycloapedia Britannica deixou de circular em papel e passou a atuar apenas no universo digital. Uma consequência do avanço da internet e da cultura de compartilhamento na web, que reduziu o número de vendas dos tradicionais volumes de 120 mil na década de 1990 para 8,5 mil em 2010.

Essa decisão tem sido adotada por diversas outras publicações tradicionais e bibliotecas oficiais, frente à feroz concorrência com as ferramentas digitais. Bom para os leitores, estudantes e curiosos, que tem à disposição conteúdos dos mais diversos campos do conhecimento de forma rápida e – na maioria das vezes – gratuita.

O Catraca Livre destaca abaixo as principais enciclopédias e projetos de compilação de informações disponíveis na internet. Nos endereços é possível pesquisar sobre literatura, cinema, teatro, ciências, entre outros temas. Oferecendo consulta gratuita em diferentes idiomas, as páginas reúnem – além de textos – mapas, filmes a até gravações de áudio.

Foi-se o tempo em que era preciso gastar um bom dinheiro numa enciclopédia renomada e pesada.

Confira:

Bibliotheca Alexandrina – A Biblioteca de Alexandria está em processo de digitalização de seu conteúdo. A maior parte do material disponível está em árabe.

Encyclopaedia Britannica – Restrita ao ambiente virtual desde março de 2012, a enciclopédia oferece consultas ao conteúdo gratuitamente e também por meio de um serviço pago.

Biblioteca Nacional Digital de Portugal – O endereço virtual disponibiliza para consulta cerca de 24 mil obras em português e outras línguas.

Biblioteca Nacional Digital – A Bliblioteca Nacional tem um catálogo com mais de 25 mil itens digitalizados disponíveis para consulta.

Biblioteca Digital Mundial – Iniciativa da Unesco e da Biblioteca do Congresso dos EUA, o endereço virtual tem como propósito reunir conteúdo histórico de todas as regiões do mundo.

Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.

Biblioteca do Congresso dos EUA –A biblioteca digitaliza seu conteúdo desde 1994. No endereço estão disponíveis fotografias, manuscritos, mapas, filmes e gravações de áudio.

Wikipedia – Enciclopédia virtual mais famosa entre todas as listadas, reúne milhões de artigos em idiomas em inglês, francês e alemão e português.

Domínio Público – No ar desde 2004, reúne mais de 200 mil obras em português entre textos, imagens, vídeos e arquivos em áudio que – como o nome sugere – caíram em domínio público.

Perseus Digital Library – O projeto é especializado em material das culturas greco-romanas, mas também possui conteúdo de outros períodos históricos.

Open Library – Projeto que ambiciona criar uma página na internet para cada livro já publicado no mundo, já tem um acervo com 20 milhões de itens.

Internet Archive – Integrante da Open Library, é um projeto que tem como proposta armazenar todos os sites do mundo desde 1996.

Disponível em: <http://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/09/consulte-enciclopedias-e-bibliotecas-virtuais-de-todo-o-mundo/>. Acesso em: 28 jan. 2013.

Uma resposta para “Consulte enciclopédias e bibliotecas virtuais de todo o mundo

1. carmen lucia troiani

Foi um passo avançado pela internet e web, aliás uma das minhas preferidas, a tão conhecida “Enciclopédia Britânica” onde vários tópicos
    e verbetes, esclarecem e enriquecem seus usuários e pesquisadores. Essa
    vastidão de assuntos de âmbito geral, oferece um requinte de aprofundamento para os intelectos mundiais. Sorte nossa! Adentremos
    do sonho infindável do saber!