Consulte enciclopédias e bibliotecas virtuais de todo o mundo

Plataformas oferecem conteúdos em texto, áudio e vídeo em diversos idiomas

Milhares de arquivos e documentos históricos em apenas alguns cliques. Foto: Reprodução

Em março deste ano, a famosa Encycloapedia Britannica deixou de circular em papel e passou a atuar apenas no universo digital. Uma consequência do avanço da internet e da cultura de compartilhamento na web, que reduziu o número de vendas dos tradicionais volumes de 120 mil na década de 1990 para 8,5 mil em 2010.

Essa decisão tem sido adotada por diversas outras publicações tradicionais e bibliotecas oficiais, frente à feroz concorrência com as ferramentas digitais. Bom para os leitores, estudantes e curiosos, que tem à disposição conteúdos dos mais diversos campos do conhecimento de forma rápida e – na maioria das vezes – gratuita.

O Catraca Livre destaca abaixo as principais enciclopédias e projetos de compilação de informações disponíveis na internet. Nos endereços é possível pesquisar sobre literatura, cinema, teatro, ciências, entre outros temas. Oferecendo consulta gratuita em diferentes idiomas, as páginas reúnem – além de textos – mapas, filmes a até gravações de áudio.

Foi-se o tempo em que era preciso gastar um bom dinheiro numa enciclopédia renomada e pesada.

Confira:

Bibliotheca Alexandrina – A Biblioteca de Alexandria está em processo de digitalização de seu conteúdo. A maior parte do material disponível está em árabe.

Encyclopaedia Britannica – Restrita ao ambiente virtual desde março de 2012, a enciclopédia oferece consultas ao conteúdo gratuitamente e também por meio de um serviço pago.

Biblioteca Nacional Digital de Portugal – O endereço virtual disponibiliza para consulta cerca de 24 mil obras em português e outras línguas.

Biblioteca Nacional Digital – A Bliblioteca Nacional tem um catálogo com mais de 25 mil itens digitalizados disponíveis para consulta.

Biblioteca Digital Mundial – Iniciativa da Unesco e da Biblioteca do Congresso dos EUA, o endereço virtual tem como propósito reunir conteúdo histórico de todas as regiões do mundo.

Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.

Biblioteca do Congresso dos EUA –A biblioteca digitaliza seu conteúdo desde 1994. No endereço estão disponíveis fotografias, manuscritos, mapas, filmes e gravações de áudio.

Wikipedia – Enciclopédia virtual mais famosa entre todas as listadas, reúne milhões de artigos em idiomas em inglês, francês e alemão e português.

Domínio Público – No ar desde 2004, reúne mais de 200 mil obras em português entre textos, imagens, vídeos e arquivos em áudio que – como o nome sugere – caíram em domínio público.

Perseus Digital Library – O projeto é especializado em material das culturas greco-romanas, mas também possui conteúdo de outros períodos históricos.

Open Library – Projeto que ambiciona criar uma página na internet para cada livro já publicado no mundo, já tem um acervo com 20 milhões de itens.

Internet Archive – Integrante da Open Library, é um projeto que tem como proposta armazenar todos os sites do mundo desde 1996.

Disponível em: <http://catracalivre.folha.uol.com.br/2012/09/consulte-enciclopedias-e-bibliotecas-virtuais-de-todo-o-mundo/>. Acesso em: 28 jan. 2013.

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Notícias

Uma resposta para “Consulte enciclopédias e bibliotecas virtuais de todo o mundo

  1. carmen lucia troiani

    Foi um passo avançado pela internet e web, aliás uma das minhas preferidas, a tão conhecida “Enciclopédia Britânica” onde vários tópicos
    e verbetes, esclarecem e enriquecem seus usuários e pesquisadores. Essa
    vastidão de assuntos de âmbito geral, oferece um requinte de aprofundamento para os intelectos mundiais. Sorte nossa! Adentremos
    do sonho infindável do saber!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s