Marista inova com programa estratégico de bibliotecas

O Programa Estratégico de Revitalização das Bibliotecas Escolares do Marista é um trabalho modelo em bibliotecas escolares. Reconhecido internacionalmente com o prêmio Da Vinci Huis – IASL, em 2011, o objetivo da iniciativa é criar espaços tecnológicos contemporâneos para formar estudantes no hábito da leitura, da busca e uso da informação ao longo da vida.

Por meio do Programa, estão sendo revitalizadas 33 bibliotecas que, juntas, totalizam um acervo com cerca de
270 mil livros, utilizados por aproximadamente 35 mil estudantes Maristas. O sistema de acesso à rede Marista de bibliotecas escolares é simples e dinâmico, além disso, nenhum livro é catalogado duas vezes. “O programa desburocratizou o trabalho dos bibliotecários, que agora, possuem mais tempo para mediar o processo de pesquisa escolar dos estudantes e transformar os espaços das bibliotecas em ambientes tecnológicos, interativos, de pesquisa e lazer dentro da escola”, destacou Carla Floriana, analista Educacional da Província Marista
Brasil Centro-Norte (PMBCN).

O programa, que atende professores, estudantes, colaboradores da instituição e comunidade, é executado a partir de cinco projetos específicos, são eles de infraestrutura, inovação nos serviços, formação de equipe, formação de estudantes e inovação por tecnologias. “É a partir da junção desses projetos, que estamos fazendo das bibliotecas escolares da PMBCN espaços referenciais dentro das escolas, e também fora delas, no que se refere ao acesso, busca e uso responsável e ético da informação”, enfatizou Carla Floriana.

Acompanhando as exigências de uma sociedade dinâmica, a Província criou matrizes curriculares para atender aos novos campos do conhecimento emergente. Dentre os componentes curriculares criados, foi incluída a disciplina Iniciação Científica, cujo estudo responde estrategicamente o Programa de Revitalização das Bibliotecas, ao contribuir com o processo de pesquisa, investigação e conhecimento dos seus alunos. “O objetivo é trazer aos
estudantes o instrumental necessário para que eles possam coletar, organizar e interpretar dados e informações a partir da compreensão e de como se dá o processo para se chegar ao conhecimento cientifico e qual sua importância na formação de um sujeito crítico, ético, inovador e reflexivo”, destacou a analista.

Atuação

Marli Takeda, 32 anos, bibliotecária no Colégio Marista Champagnat, em Taguatinga (DF), explicou como é na prática o funcionamento do Programa. “Na hora de catalogar, primeiro eu faço uma busca na rede para verificar se o livro tem cadastro. Quando já existe, eu aproveito os tópicos básicos e acrescento outras informações, se necessário”, explicou.

Segundo Marli, há mais de sete anos atuando na área, esta é a primeira vez que ela trabalha com este tipo de sistema. “Agora posso dedicar mais tempo à construção de projetos de leitura. O espaço da biblioteca na escola se tornou uma extensão da sala de aula”, afirmou. Vale ressaltar, ainda, que os bibliotecários também atuam na formação de usuários e na construção de projetos pedagógicos em parceria com os professores.

A Rede Marista de Bibliotecas

A Superintendência Socioeducacional da Província Marista Brasil Centro-Norte é responsável pelo acompanhamento das 33 bibliotecas implantadas nas suas Unidades Educacionais e Sociais de Educação, localizadas em 16 estados e no Distrito Federal. O programa surgiu da importância de transformar as bibliotecas em centros de excelência em pesquisa acadêmica e formação cultural, visando à qualidade, economia e rapidez na transmissão e recuperação da informação.

A instituição, partindo desses preceitos, identificou a necessidade de reconhecimento e adequação dos espaços físico e conceitual das bibliotecas, para oferecer serviços que funcionem com o objetivo de consolidar seu legado de dispositivo informacional, atuando como espaço funcional e social em suas dimensões tanto material como simbólica na escola.

Disponível em: <http://www.radioriovermelho.com.br/site/noticia.php?id=2869>. Acesso em: 28 jan. 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Não classificado, Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s