Portas fechadas, livros em caixas

Voluntários da Biblioteca Comunitária do bairro Maria Eugênia procuram novo espaço para continuar com suas ações

Andrea Alves
andrea.alves@jcruzeiro.com.br

Mais de 3 mil livros dos mais diversos gêneros encaixotados há praticamente um ano e um sem número de pessoas carentes de suas habituais leituras. Essa é a situação da Biblioteca Comunitária da Associação Kairós Sorocaba, que ficou instalada por mais de 5 anos numa sala do Centro Esportivo Jardim Maria Eugênia. Segundo os voluntários da Kairós, a sala que sediava a biblioteca, foi pedida pela administração do centro esportivo, o que os obrigou a guardar o acervo até que possam se abrigar num espaço adequado. “Foi oferecida uma outra sala no mesmo local, no entanto é muito pequena para acomodar o acervo e oferecer os diversos cursos que costumávamos realizar. Portanto, estamos à procura de um novo lugar”, conta Fabiano Pedro, um dos voluntários.

Aberta à população no mesmo horário de funcionamento do centro esportivo, das 8h às 17h, a biblioteca era ponto de visita de jovens, senhoras, senhoras, crianças e famílias inteiras, conta Fabiano. “O professor Paulo Gazzi, por ser aposentado, ficava praticamente o tempo todo na biblioteca e alguns voluntários se revezavam para ajudá-lo na organização dos livros e no atendimento com o público”, diz Fabiano, ele mesmo dono de uma história que representa a importância da Biblioteca Comunitária como agente transformador. Ele começou a frequentá-la quando foi ao local para fazer um cursinho gratuito para um concurso público que decidiu prestar anos atrás. Fabiano passou no concurso, hoje é funcionário público e tornou-se também um dos 20 voluntários que atuam – lutam – para manter a biblioteca e os cursos que eram oferecidos ali. “A biblioteca, por conta de diversas parcerias, ofereceu cursos de metrologia, de desenho mecânico, de bijuteria de recicláveis, entre outros. Todos gratuitos”, ressalta.

Foi a biblioteca que deu origem à Associação Kairós Sorocaba, que tem o propósito de desenvolver projetos de incentivos à leitura, especialmente em escolas das proximidades. “Hoje, na verdade, o gosto pela leitura, principalmente do público jovem, está se perdendo. A Biblioteca Municipal fica distante da Zona Norte, o Projeto Vai e Vem não tem livros tão diferentes, interessantes, e isso faz com que as pessoas se distanciem cada vez mais do hábito de ler. O nosso objetivo era levar tudo isso a locais próximo da nossa região, onde pessoas que gostam de ler não têm, muitas vezes, condições de pagar ônibus, nem comprar um livro e aos poucos vão perdendo esse gosto pela leitura.”

Busca 

Fabiano não soube informar o tamanho em metro quadrado da sala ocupada pela biblioteca. “Mas tinha o dobro do tamanho da sala que nos ofereceram.” Embora não tenha sido imposto uma data limite para a retirada das caixas que há um ano armazenam os livros e ainda na mesma sala que a biblioteca ocupava, os voluntários temem que de uma hora para outra entre um novo administrador do prédio e exija a retirada imediata do acervo. “Mudou o governo, as secretarias, não sabemos o que pode acontecer. Esse é nosso medo. Que nada se resolva ou de que de repente a gente tenha que tirar tudo de lá sem saber ainda para onde vamos.”

Esse novo lugar procurado por eles não precisa ser necessariamente no bairro Maria Eugênia, avisa Fabiano. “Seria interessante que fosse o mais próximo da Zona Norte, que é onde moram os nossos usuários e a maioria dos nossos voluntários.” O importante é que o local para abrigar a biblioteca comunitária não tenha custos à Associação Kairós Sorocaba, uma organização não-governamental e sem fins lucrativos. “A sala era cedida gratuitamente pela Prefeitura. Mas agora, o que nos deixa tristes é ver que isso está acontecendo numa cidade que se diz educadora”, lamenta.

A Secretaria de Cultura e do Lazer (Secult) informou que tomou conhecimento do caso hoje e que a questão será levada à pauta de discussão para um posicionamento. Quem tiver interesse em entrar em contato com a associação e colaborar, de alguma forma, com a Biblioteca Comunitária da Associação Kairós Sorocaba, pode entrar em contato com os voluntários pelo email ongkairos.sorocaba@gmail.com ou pela sua página no facebook, procurando por Kairós Sorocaba.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s