25 escritores sobre a importância das bibliotecas

O autor britânico infantil Terry Deary – mais conhecido por sua série Horrible Histories e conversas polêmicas sobre os sistemas escolares da nação – disse ao Guardian que pensa que as bibliotecas “já tiveram o seu dia.” Ele preferiria que as pessoas comprassem seus livros em vez de emprestá-los, alegando que os livros não são propriedade pública. Autores, livreiros e editores precisam comer. Não esperamos ir a uma biblioteca e sermos alimentados. Os comentários irritadiços são como um chute nos dentes desde que as bibliotecas ao redor do mundo estão lutando contra o significativo corte no orçamento a cada ano, e os autores têm defendido incansavelmente sua importância. Reunimos algumas declarações apaixonadas de 20 escritores que enfatizam por que as bibliotecas não são instituições “sentimentais”. Veja o que Neil Gaiman, Judy Blume, Ray Bradbury, e outros escritores têm para contribuir para a conversa, abaixo.

Você pode continuar a ler as contribuições na notícia original, 25 Writers on the Importance of Libraries.

Uma resposta para “25 escritores sobre a importância das bibliotecas

1. carmen lucia troiani

Entendo o posicionamento dos escritores estrangeiros, contudo, a realidade dos orçamentos para aquisição dos livros, é restrita! Ao meu
    ver, os autores deviam ser apoiados pelas”classes dominantes” a fim de
    darem o real valor para seus autores e suas obras. Completando, deveria
    existir Sociedades de Apoio aos Escritores, publicação, divulgação, encontros, saraus de motivação para explanar seus assuntos, apoios às livrarias e incentivo às Bibliotecas e Centros Culturais, para isso, toda a
    mentalidade humana, precisaria desde já batalhar pelos seus direitos.
    Respeitando os autores, seus livros, espaços culturais, oportunidades
    de oferecer maiores condições para melhorar a informação levada ao
    leitor. Sabemos que, os autodidatas transformaram-se em grandes
    personagens da história viva de seus povos, apenas arquitetados
    pelos acervos biblioteconômicos, sem poder frequentar Universidades.