Feira na Alemanha mostra tecnologia que explora livros antigos em 3D

Os livros medievais de grande valor, que em geral são exibidos em caixas de vidro e só podem ser tocados com luvas, poderão ser consultados agora com tecnologia 3D graças a um sistema revelado nesta terça-feira (5) na principal feira de tecnologia do mundo, na cidade alemã de Hanover. A CeBIT acontece até 9 de março.
Graças ao explorador interativo de livros em 3D, desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer da Alemanha, os leitores podem ler os textos em latim e aproveitar as ilustrações coloridas elaboradas há vários séculos, mas de forma moderna.

Explorador interativo de livros em 3D foi desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer (Foto: Reprodução)
Explorador interativo de livros em 3D foi desenvolvido pelo Instituto Fraunhofer (Foto: Reprodução)

O texto é escaneado e disponibilizado em uma tela plana. Os leitores, de pé e a poucos metros de distância da tela, mudam as páginas movimentando as mãos no ar para acionar os sensores das câmeras.

O Instituto Fraunhofer trabalha com a Biblioteca do Estado de Baviera na cidade de Munique para levar algumas de suas coleções antigas a um público mais amplo, explicou o diretor do projeto, Paul Chojecki.

“Acredito que o livro mais antigo que foi digitalizado até agora tem pelo menos 1 mil anos”, disse. O leitor, apenas com os movimentos das mãos, pode interagir com o livro em 360 graus e em 3D. “O passo seguinte seria melhorar o conteúdo digital. Podemos imaginar uma função de busca ou uma tradução simultânea se, por exemplo, você não fala latim”, disse.

Disponível em: <http://g1.globo.com/tecnologia/noticia/2013/03/feira-na-alemanha-mostra-tecnologia-que-explora-livros-antigos-em-3d.html>. Acesso em: 5 mar. 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s