Polícia ouvirá até sexta coordenador de biblioteca incendiada na Unicamp

Livros ficaram destruídos após o incêndio no prédio da biblioteca do Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Unicamp (Foto: Reprodução/ EPTV)

Livros ficaram destruídos após incêndio em prédio da Unicamp  (Foto: Reprodução / EPTV)

A Polícia Civil de Campinas (SP) pretende ouvir, até sexta-feira (8), o coordenador da bibiloteca do Instituto de Estudos de Linguagem (IEL) da Unicamp. O local foi interditado após um incêndio que atingiu parte do prédio na manhã de domingo (3). Segundo o delegado responsável pelo inquérito, Cássio Vita Biazolli, o funcionário poderá indicar outras testemunhas e a causa do incidente.

“Aparentemente não houve crime. Temos que aguardar os laudos da perícia e também verificar como era feita a manutenção do prédio”, resumiu o titular do 7º Distrito Policial, no distrito de Barão Geraldo.

Nesta segunda-feira, peritos do Instituto de Criminalística estiveram na biblioteca para avaliar o que provocou o início das chamas e os prejuízos causados à instituição. Os resultados, segundo a Polícia Civil, serão divulgados no prazo de até 30 dias.

Reabertura indefnida

Segundo a assessoria da Unicamp, o prédio será parcialmente aberto ao público nos próximos dias, por meio de uma entrada alternativa. A unidade de ensino informou que no local atingido pelas chamas há atendimento ao público e catalogação de livros antes da entrada na biblioteca.

O Corpo de Bombeiros apontou que a universidade possui uma equipe interna treinada pela corporação, mas que a informação passada por funcionários durante o atendimento à ocorrência é de que os profissionais trabalham de segunda a sexta-feira, em horário comercial. A assessoria da Unicamp negou a informação, por meio de nota e disse que o grupo de vigilância treinado pelos onmbeiros atua 24 horas por dia.

O caso
Um incêndio na manhã de domingo destruiu mais da metade de um dos prédios da biblioteca do Instituto de Letras da Unicamp. De acordo com o Corpo de Bombeiros, da área de 254 metros quadrados de construção, uma parte foi atingida. A área de 1.881 metros quadrados onde fica o acervo não foi atingida pelas chamas. Ninguém se feriu.

Estrutura
Com 1.725 metros quadrados, a Biblioteca do IEL é tida como uma das principais da universidade estadual. O acervo conta com 105,6 mil livros, 1,5 mil títulos de periódicos e 3,2 mil teses e dissertações. O arquivo conta com obras sobre linguagem, dicionários, além de obras de poesia, ficção, ensaios e dramaturgia em diversos idiomas.A biblioteca conta, ainda, com coleções especiais, como a “Müller-Carioba”, que inclui 530 livros editados nos séculos 17, 18 e 19.

Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2013/03/policia-ouvira-ate-sexta-coordenador-de-biblioteca-incendiada-na-unicamp.html>. Acesso em: 5 mar. 2013.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s