Pronta há quase um ano, biblioteca do AC não funciona por falta de livros

Biblioteca de Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)

Obra da Biblioteca Pública de Cruzeiro do Sul custou R$ 4,9 milhões  (Foto: Genival Moura/G1)

O prédio de três andares cercado de vidro fumê, com 1,5 mil metros de área construída, se destaca pela sua arquitetura em meio às demais edificações no centro de Cruzeiro do Sul (AC). No prédio, já deveria estar funcionando a Biblioteca Pública Estadual, mas por enquanto, as salas continuam vazias. O governo informou que a inauguração da obra, que custou R$ 4,9 milhões, está dependendo da compra de móveis, equipamentos e acervo bibliográfico, que sequer foram licitados.

A empresa responsável pela construção do prédio cumpriu o cronograma. As instalações físicas estão prontas há mais de sete meses.  A chefe do departamento do livro e da leitura, da Fundação de Cultura Elias Mansour, informou que parte do mobiliário será comprada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o que exige um processo licitatório em nível internacional. “Nós, por enquanto, ainda não podemos dar uma previsão devido a esse processo, que pode demorar até três meses”, afirmou.

Biblioteca de Cruzeiro do Sul (Foto: Genival Moura/G1)
Prédio não tem mobiliário nem acervo bibliográfico (Foto: Genival Moura/G1)

O projeto prevê um acervo com 21 mil livros, um telecentro com internet gratuita, videoteca, histórias em quadrinhos, espaço infantil, conteúdos com informações táteis para portadores de necessidades visuais e mídias audiovisuais. O prédio já conta com elevadores e rampas para facilitar o acesso dos portadores de deficiência física.

Enquanto o projeto não entra em funcionamento, Romário Sandin, líder de movimentos estudantis em Cruzeiro do Sul, explica que a empolgação já está se transformando em frustração para os estudantes. “Nós ficamos motivados justamente por causa da necessidade que temos. Algumas escolas não dispõem de bibliotecas e muito menos acesso à internet. Nós ficamos agora, aguardando pela boa vontade dos governantes, enquanto enfrentamos dificuldades para fazer uma pesquisa”.

Disponível em: <http://g1.globo.com/ac/acre/noticia/2013/03/pronta-ha-quase-um-ano-biblioteca-do-ac-nao-funciona-por-falta-de-livros.html>. Acesso em: 16 mar. 2013.

Uma resposta para “Pronta há quase um ano, biblioteca do AC não funciona por falta de livros

1. carmen lucia troiani

Os governantes devem agir com mais rigor diante do absurdo de uma construção onde milhares de usuários e pesquisadores aguardam o seu
    funcionamento, o que causa indignação é saber que a arquitetura estrutural está magnífica! É um corpo sem alma! Onde estão os livros?
    Romário Sandin, una os estudantes em Cruzeiro do Sul, faça um movimento em frente às autoridades, faça as reinvindicações das pessoas
    que frequentarão a Biblioteca e seu espaço cultural, prepare um
    abaixo-assinado encaminhando às autoridades e luta! Vamos batalhar, minha gente, não espera nada, não, esse local é para vocês! Batalhem com dignidade e diplomacia, más, não desistam! Sorte, pessoal, vamos em frente! Chama a mídia, ponha a bôca no trombone, direcione a atenção para vocês e coragem!