Estação-tubo vira biblioteca nos 320 anos de Curitiba

Bonde – 30/03/13

Uma estação-tubo da Praça Rui Barbosa foi a primeira a receber o projeto Tuboteca. Inaugurada pelo prefeito Gustavo Fruet, a Tuboteca é uma biblioteca na qual o usuário pode emprestar um livro, sem precisar fazer cadastro, e com a orientação de monitores para ajudar os leitores na escolha. Também participaram da inauguração o presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli, o presidente do Ippuc, Sérgio Póvoa Pires, e o presidente da URBS, Roberto Gregório da Silva Júnior. A data foi escolhida em comemoração aos 320 anos da cidade, que são marcados nesta sexta-feira (29).

O prefeito foi logo em direção ao livro “Trapo”, de Cristóvão Tezza, dizendo ser uma de suas obras preferidas. E chamou as pessoas que se aglomeravam ao redor da estante: “Já pegaram seus livros? Vamos todos ler e devolver”, disse Gustavo Fruet. De acordo com o prefeito, o objetivo do projeto é aproximar o cidadão dos equipamentos públicos e estabelece uma conexão com a cidade.

Cada Tuboteca terá capacidade para cerca de 150 livros que, num primeiro momento, privilegiam a literatura com romances, contos, poesia e literatura infanto-juvenil. “As pessoas têm total liberdade de escolha. Decidem qual livro querem ler e quando querem devolver, sem a necessidade de fazer ficha e sem qualquer burocracia. Esse exercício cria identidade e o cidadão percebe, de uma forma bonita, que a cidade é dele”, finaliza Pires.

O próximo passo é arrecadar mais livros. “Começamos a receber muitos livros e, a partir de agora, damos início a uma forte campanha de doação, para que possamos ter muitas Tubotecas pela cidade e muita diversidade de títulos. Essa é uma ótima oportunidade para que as pessoas sintam o prazer de manusear livros”, comentou o presidente da Fundação Cultural, Marcos Cordiolli.

O presidente da URBS, Roberto Gregório da Silva Júnior, destacou que há um reforço de segurança nas Tubotecas, com a instalação de câmeras de monitoramento. “Estamos com um grande projeto de implantação de cerca de 700 câmeras nos terminais de ônibus e nas estações-tubo, isso tranquiliza o cidadão e auxilia na operação do sistema”, avalia Silva Júnior.

Disponível em: <http://www.brasilquele.com.br/2013/04/03/estacao-tubo-vira-biblioteca-nos-320-anos-de-curitiba>. Acesso em: 5 abr. 2013.

Uma resposta para “Estação-tubo vira biblioteca nos 320 anos de Curitiba

1. carmen lucia troiani

Quem quer, faz! Parabenizo o Prefeito Gustavo Fruet de Curitiba na feliz
    idéia da criação de uma Tuboteca, bem como seus participantes que se reuniram na inauguração da mesma. Então, o empréstimo às obras, é
    local?: “- Pergunto! Uma vez que não há cadastramento dos respectivos
    usuários! A Cidade de Curitiba é muito bem administrada, isto faz jus ao
    enriquecimento cultural do digníssimo Sr. Prefeito Fruet. Com cultura se
    constrói o que os de alma pequena destróem.