Projeto de crowdfunding pretende abrir bibliotecas de baixo custo na África

Editora Globo

A primeira locação escolhida foi Gana, devido à estabilidade do país / Créditos: Divulgação Librii

Um projeto sem fins lucrativos da Rice University, dos Estados Unidos, tenta aumentar o acesso à informação na África, por meio do desenvolvimento das bibliotecas a baixo custo, que tenham condições de gerar receita suficiente para se sustentar. O projeto é conhecido como Librii e está com um chamado aberto para financiamento coletivo na internet.

Librii apresentará uma estrutura que compreende três espaços integrados: um edifício âncora, construído com materiais do próprio local ou então um prédio já existente. Este local seria responsável para o abrigo de materiais físicos, como livros e teria salas de leitura e estudo. Um outro setor seria o “eHub”, estrutura pré-fabricada, construída a partir de um container, para integrar os componentes técnicos, incluindo sinal de internet wireless, aproveitando a expansão da fibra óptica pela África. Entre esses dois espaços, haveria uma área de wi-fi aberta ao público, com curadoria de conteúdo e programas educacionais.

A ideia é fruto de um projeto de mestrado em arquitetura de David Dewane na Rice University. Em março deste ano, foi iniciada uma campanha de financiamento coletivo no site KickStarter que ficará ativa até o dia 4 de abril. O objetivo é reunir 50 mil dólares – até o momento foi alcançado um valor de quase 48 mil.

Caso sejam reunidos os 50 mil dólares, o projeto poderá utilizar os fundos para construir o protótipo do eHub. Com 100 mil, terá verba para instalá-lo em Gana, escolhida para a primeira locação, devido à estabilidade do país.

Via Co.Exist

Disponível em: <http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI334672-17770,00-PROJETO+DE+CROWDFUNDING+PRETENDE+ABRIR+BIBLIOTECAS+DE+BAIXO+CUSTO+NA+AFRICA.html>. Acesso em: 5 abr. 2013.

3 Respostas para “Projeto de crowdfunding pretende abrir bibliotecas de baixo custo na África

1. carmen lucia troiani

A Rice University dos EEUU, bem como o desenvolvedor do projeto Librii do Dr. David Dewane, ampliam o acesso à informação na África, que maravilha é saber que, os Estadunidenses se preocupam com solidariedade, divulgação da cultura educacional dos menos favorecidos, infelizmente! Quanta nobreza ao depararmos com gestos evoluídos, inteligentes e engrandecedores, ah! Não é para menos que os EEUU são países componentes do 1º Mundo. Sinceras congratulações! Essas pessoas nos dizem que: “Vale a pena Viver” sempre admirei os EEUU e
    eternamente os abençoarei, através de “Nosso Senhor, Jesus Cristo!Que louvor! Que glória! São povos privilegiados pela grandeza de espírito!

• Carmen,

confesso que publiquei essa notícia com um pouco de desconfiança no sentido que de os EUA geralmente não fazem nada sem contrapartida, mas acho que vale acompanhar esse caso para saber como vai ser.

Obrigado pela visita!
      Eduardo.

• carmen lucia troiani

Eduardo, vamos aguardar, afinal o que a vida me ensinou é ser “Política