Sobre o CBBD 2013

A abertura do evento teve como destaque a conferência da presidente da IFLA, Ingrid Parent, e foi seguida de um coquetel que aparentemente não pôde atender todos os presentes. Apesar da ilustre presença de nossa líder maior, posso estar enganado, mas tive a impressão de que o evento não foi tudo aquilo que muitos bibliotecários esperavam. Quero dizer, não foi padrão IFLA, como li em alguma mensagem do Facebook. Primeiro, pelo fato (irônico) de não ter acesso wifi (e dá-lhe os discursos sobre tecnologia, redes sociais, etc.). Segundo, pela interessantíssima palestra de Stephen Abram (Mudar! Mudando as estratégias de liderança para as bibliotecas) ter sido interrompida no meio por problemas de conexão do palestrante, conforme alegou um dos membros de apoio da palestra. Uma pena. Antes que o anúncio desse problema fosse feito, uma participante pediu a palavra avisando que ainda faltavam 20 minutos para se encerrar. Foi quando o anúncio caiu como uma bomba.

Apesar desses contratempos, o evento como um todo foi bom. Em relação à softwares, conheci um novo, que foi lançado na feira de exposições. Trata-se do Citavi, um gerenciador de referências alemão que está sendo traduzido para o português. Pelo que entendi da demonstração, além de gerenciar referências, o Citavi também permite trabalhar a organização textual (introdução, desenvolvimento e conclusão).

Em relação aos trabalhos, tive a satisfação de assistir o de colegas que comigo se formaram (Parabéns, Flávia! Continue explorando os resultados dos buscadores sob a ótica do discurso, é uma visão que promete revolucionar acervos!), de uma colega que se formou um ano depois (Mayara, sucesso na continuação do seu trabalho no mestrado! Você mostrou que o bibliotecário pode dar enormes contribuições para a área de patrimônio!). Meninas, sucesso no mestrado em Ciência, Tecnologia e Sociedade da UFSCar! Também  tive a honra de conhecer pessoalmente um colega do InfoBCI, Fabrício Assumpção. Os estudos na graduação e no mestrado na UNESP de Marília estão levando Fabrício para ser o futuro da catalogação, haja vista os trabalhos por ele apresentados sobre o catálogo e a web 2.0 e sobre a conversão de registros PHL em MARC. Vale ressaltar que no segundo trabalho faltou lugar e tinha fila de espera do lado de fora da sala. Isso ilustra um pouco mais o que quero dizer. O meu amigo Anderson também apresentou seu trabalho sobre a avaliação qualitativa-sociocognitiva de linguagens documentárias, que infelizmente não pude assistir, mas que pelo que pude ver no Facebook, também foi um sucesso. Parabéns, rapaz! Tive a oportunidade de conhecer um novo colega, Silvio Marcos Dias Santos, da Universidade Federal da Fronteira Sul, para o qual também registro aqui meus parabéns pelo trabalho que permitiu refletir sobre tornar a sanção pela devolução de documentos um projeto educativo, e não meramente punitivo. Além desses, também foi muito esclarecedor o trabalho dos professores Fernando Modesto e Marcos Mucheroni sobre a biblioteca nas nuvens, que mais do que nunca, nesse contexto, terão um papel fundamental como prestadoras de serviço. Como exemplo, o professor Modesto apresentou a OCLC, que dentre outros produtos e serviços, também está oferecendo softwares.

No mais, os trabalhos em geral versaram sobre temáticas como redes sociais, avaliação de serviços, sustentabilidade, formação e identidade profissional, dentre outras. Por outro lado, senti falta de trabalhos sobre direitos autorais (só localizei um na programação) e, principalmente, sobre Massive Open Online Courses, que apesar de ser um tema emergente, merece ser discutido, para o bem da biblioteconomia brasileira, para depois que importar ficar achando que é novidade ou moda, como aconteceu com as redes sociais.

Espero que nas próximas edições sejam superados os problemas tecnológicos e que a organização tome cuidado para que o ditado “Em casa de ferreiro, o espeto é de pau.” não fique na memória do evento. Que venham os próximos.

Dúvidas, críticas, sugestões e, principalmente, correções sobre os comentários dos trabalhos citados, são essenciais para o nosso desenvolvimento profissional. Por favor, sintam-se à vontade para contribuírem!

Arquivado em Eventos, Notícias