O Congresso da IFLA 2013 continua…

Procurando pela hashtag wlic2013 no Twitter, localizei os links abaixo que acredito que merecem ser compartilhados pela atualidade dos temas.

1) Princípios da IFLA para empréstimo eletrônico

Segue a produção do documento de base da IFLA sobre empréstimo eletrônico do Conselho Diretivo da IFLA encarregado do Grupo de Trabalho de empréstimo eletrônico com o desenvolvimento de um conjunto de princípios que poderiam orientar os profissionais de bibliotecas a lidar com o complicado processo de negociação de licenças de e-book com editoras e revendedores.

2) Declaração da IFLA sobre Bibliotecas e Desenvolvimento

O acesso à informação é um direito humano fundamental que pode quebrar o ciclo de pobreza e apoiar o desenvolvimento sustentável. A biblioteca é o único lugar em muitas comunidades onde as pessoas podem acessar informações que ajudarão a melhorar sua educação, desenvolver novas habilidades, encontrar empregos, construir negócios, tomar decisões agrícolas e de saúde, ou obter insights sobre as questões ambientais. Seu papel original faz das bibliotecas importantes parceiros de desenvolvimento, fornecendo acesso à informação em todos os formatos e pela prestação de serviços e programas que atendam às necessidades de informação em uma sociedade em mudança e cada vez mais complexa.

Como as Nações Unidas se movem para estabelecer um quadro pós-2015 para orientar o desenvolvimento em todo o mundo, IFLA convida todos os interessados ​​a reconhecer que as bibliotecas, em qualquer parte do mundo, pode ser mecanismos confiáveis ​​para sustentar a execução de programas de desenvolvimento sustentável. A IFLA afirma que:

As bibliotecas proporcionam oportunidades para todos
As bibliotecas capacitam as pessoas para o seu próprio auto-desenvolvimento
As bibliotecas oferecem acesso ao conhecimento do mundo
Os bibliotecários fornecem orientação especializada
As bibliotecas são parte de uma sociedade interessada em vários assuntos
As bibliotecas devem ser reconhecidas nos quadros da política de desenvolvimento

3) Relatório de tendências da IFLA
A partir de 2012 a IFLA tem trabalhado com um vasto leque de especialistas e interessados ​​de diferentes disciplinas (cientistas sociais, economistas, líderes empresariais, especialistas em educação, especialistas jurídicos e técnicos) para ajudar a identificar as tendências sociais de alto nível que afetarão nosso futuro ambiente de informação.

Anúncios

2 Comentários

Arquivado em Eventos, Notícias

2 Respostas para “O Congresso da IFLA 2013 continua…

  1. Prezados,
    Gostaria de divulgar a Campanha Relivro promovida pela Associação dos Engenheiros da Sabesp, que está disponibilizando livros de Engenharia para estudantes ou instituições públicas do Estado de São Paulo

    • Olá, Isabel!

      Você poderia me enviar todos os detalhes da campanha? Trabalho na Biblioteca da Escola de Engenharia de São Carlos da USP e tenho interesse.

      Obrigado pela visita!
      Eduardo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s