Editora Interciência lança livro sobre Gestão da Informação, na perspectiva do usuário

O livro “Gestão da Informação na Perspectiva do Usuário”, da autora Ana Lúcia Ferreira Gonçalves, surge num momento em que, depois de um período de decréscimo do número de estudos de usuários, especialmente no Brasil, há que ser enfrentado, corajosamente, o volume incontrolável de informações na Internet. Esse “admirável mundo novo”, de profundas transformações, exige novas e atualizadas pesquisas de necessidades, busca, acesso e uso da informação, sobretudo porque, no âmbito da ciência, tecnologia e inovação, é cada vez maior a exigência de precisão, relevância e rapidez nas informações para os usuários.

Neste livro, a autora situa historicamente estudos de usuários, o que é relevante para compreensão das modificações que ocorreram ao longo dos anos, da mesma forma que o insere na Ciência da Informação. A revisão de literatura utilizada é ampla e abrangente, na medida em que foca os estudos desde o seu surgimento até os dias atuais, numa constatação do que muitos autores apontam, de lacunas temporais e metodológicas.

A autora apresenta os estudos de usuários de forma crítica, ressaltando o seu importante papel para conhecimento e identificação do comportamento, práticas, hábitos, busca, acesso e uso da informação. Nas suas palavras, o objetivo do estudo foi “identificar padrões de comportamento comuns na busca e uso de informações”.

Autora        

Ana Lúcia Ferreira Gonçalves teve uma vida de dedicação e exercício profissional no ambiente de bibliotecas universitárias, acumulou experiênciae conhecimentos suficientes para traçar um amplo e atualizado panorama de estudos de usuários, e empreender uma pesquisa de natureza subjetiva e de alta complexidade. Mestre em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense – UFF em convênio com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia – IBICT. Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1988) e graduação em Letras (inglês – literaturas) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1992). Bibliotecária do Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro desde e 2010 até a presente data.

Livro: GESTÃO DA INFORMAÇÃO NA PERSPECTIVA DO USUÁRIO

Editora: Interciência

Ano: 2013

Edição: 1ª

Número de páginas: 156

Formato: 14x21cm

Valor: R$ 38,00

ISBN: 9788571933217

Sobre a Interciência

Fundada em 1973, a Editora Interciência é especializada em livros técnicos, científicos e universitários e oferece aos seus leitores três selos editoriais: Interciência (técnicos e científicos), o recém-criado Galenus (saúde, enfermagem, nutrição e apoio à família) e Pluri Edições (interesse geral). Atendendo principalmente as universidades e as indústrias, a empresa tem a marca de quase mil títulos produzidos desde sua criação e publica, em média, 36 obras por ano com uma tiragem de dois mil exemplares para cada lançamento. A Editora atende todo o território nacional, países da América Latina (via website) e os de língua portuguesa, principalmente Portugal, Angola e Moçambique. Mais informações, acessar www.editorainterciencia.com.br ou ligar para 21.2581-9378.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s