À Mestra, com carinho

Foi com extremo pesar que a comunidade bibliotecária recebeu a notícia de que nesta madrugada faleceu a Profª Vera Boccato.

Bibliotecária da USP por 27 anos e docente do curso de Biblioteconomia e Ciência da Informação e do programa de pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade, ambos da UFSCar, Profª Vera tratava seus alunos como seus “colegas bibliotecários” e também costumava dizer que “O bibliotecário é um pesquisador nato.”. De fato, Profª Vera foi um exemplo dos dois. Enquanto bibliotecária, desenvolveu trabalhos importantes com o Vocabulário USP, a elaboração da Bibliografia Brasileira de Odontologia, dentre outros exemplos. Já enquanto pesquisadora, apaixonada que era pela Biblioteconomia, Profª Vera não media esforços para que tudo saísse conforme o planejado, fosse nas suas aulas, fosse na atenção e dedicação despendida a todos os seus orientandos de iniciação científica e de trabalho de conclusão de curso.

Por onde passou, Profª Vera deixou sua marca. Enquanto que na USP deu sua valiosa contribuição para a construção e aperfeiçoamento do Vocabulário USP, que hoje é modelo no Brasil, na UFSCar desenvolveu projetos, ministrou aulas e criou o grupo PET BCI UFSCar, sendo sua primeira tutora e deixando um legado inestimável que vem rendendo cada vez mais frutos. Além disso, em seus estudos de mestrado e doutorado na UNESP de Marília, também contribuiu para o aperfeiçoamento do Bibliodata. Profª Vera já tinha cursos programados para ministrar na FEBAB e outras instituições. Lamentavelmente, porém, não houve tempo para que outros bibliotecários pudessem desfrutar de seu acervo de conhecimentos.

Por tudo isso, Profª Vera, peço licença aos nossos colegas bibliotecários (profissionais, alunos e aspirantes a bibliotecário) por ter marcado tão fortemente nossa formação, meu muito obrigado em nome de todos. Não se pode descrever em palavras a lacuna que a Biblioteconomia sofre com sua perda. O que nos resta, porém, Mestra, é te agradecer de coração pelo conhecimento transmitido e as lições ensinadas. Que por onde passaremos possamos seguir seu exemplo e deixar marcas que façam a diferença nos ambientes em que atuarmos!

Mestra, MUITO OBRIGADO!

Anúncios

10 Comentários

Arquivado em Notícias

10 Respostas para “À Mestra, com carinho

  1. Concordo com vc Eduardo! Que grande perda tivemos! Que lindo vc se expor registrando esta tão maravilhosa mensagem!

  2. carmen lucia troiani

    Quem ama a verdadeira profissão, se entrega de corpo e alma e realiza suas etapas de trabalho com “perfeição e carinho”! Parabéns aos Grandes Mestres! Pois, exercem influência em nossos futuros e em nossas
    carreiras profissionais. Ao mesmo tempo, com pesar, sentimos a perda da
    Profa. Vera Boccato. Pessoa de alto grau de evolução cultural, material e
    espiritual deveria ser “eterna”. Que Deus a ilumine, por sua dedicação e
    respeito com a pessoa do Bibliotecário, que tanto engrandece e enriquece
    o nosso País!

  3. carmen lucia troiani

    Parabéns, Eduardo, por ser generoso, inteligente, dedicado e “una persona grata” por isso e muito mais, desejo-lhe: -“Um Feliz Natal e
    Um Ano de 2014, com muita felicidade, saúde e paz!
    Carmen

  4. bela mensagem Edu!
    perdemos não só uma grande mestra, mas também a grande amiga…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s