147 anos do Gabinete de Leitura de Sorocaba (SP)

Cruzeiro do Sul – 04/02/14

A diretoria do Gabinete de Leitura Sorocabano celebrou 147 anos de fundação com solenidade que reuniu diretoria, associados, convidados e autoridades na última sexta-feira. A cerimônia festiva na sede social, na Praça Cel. Fernando Prestes, foi marcada por lembranças. Também foram comemoradas as novas conquistas, como a reforma recente do espaço. O evento teve participação especial do cantor Luiz Roberto.

O Gabinete de Leitura Sorocabano foi fundado por Luiz Matheus Maylasky em 13 de janeiro de 1867, com a proposta de oferecer entretenimento, incentivar a leitura e preservar a história. O local é responsável por um dos mais importantes acervos do Brasil e abriga uma considerável coleção de livros, jornais e documentos raros. Nesses 147 anos, o local possui, aproximadamente, 40 mil livros diversos, sendo que os mais antigos datam do século 18 e são edições alemãs, francesas e portuguesas de 1789, 1797 e 1798. O Gabinete, apesar de contar com associados, é um espaço totalmente aberto ao público que busca ali, além de fazer pesquisas e estudos, oportunidades de conhecer pessoas e trocar experiências.

Disponível em: <http://www.blogdogaleno.com.br/2014/02/05/147-anos-do-gabinete-de-leitura-de-sorocaba-sp>. Acesso em: 7 fev. 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s