Diretor de Biblioteca Estatal sugere retirada de livros que exaltem nazismo

Gazeta Russa – 04/02/14

O diretor-geral da Biblioteca Estatal de Rússia (antes conhecida como Biblioteca Lênin), Aleskandr Vísli, propôs a redação de uma lei para remover os livros que exaltam o nazismo das estantes de biblioteca públicas.

“Atualmente não existem instrumentos oficiais para confiscar livros do gênero, como ocorre com as obras que apresentam conteúdo extremista”, disse Vísli.

Por esse motivo, o escritório central não pode tomar medidas legais quando as bibliotecas recebem livros que contenham ideias pró-nazismo.

“Por todas essas evidências, é necessário criar uma emenda à legislação que inclui cláusulas referentes a publicações e livros onde o nazismo é validado”, disse Vísli durante sessão da Plataforma Patriótica do partido governista Rússia Unida.

O encontro foi realizado sob o lema “A Recuperação do Nazismo é um Crime”.

Disponível em: <http://www.blogdogaleno.com.br/2014/02/06/diretor-de-biblioteca-estatal-sugere-retirada-de-livros-que-exaltem-nazismo>. Acesso em: 7 fev. 2014.

3 Respostas para “Diretor de Biblioteca Estatal sugere retirada de livros que exaltem nazismo

1. carmen lucia troiani

Cada um tem seu ponto de vista, mas creio que a Biblioteca Lênin, da Rússia, dirigida por Vísli, deveria ter outra ótica. Se a moda pega, então,
    não haverá cultura política em nossas Bibliotecas, pois, todos os países,
    são compostos de Ditadores e isso faz parte da História Geral. Ademais,
    ler, não vai interferir no comportamento do leitor, só se ele tiver a índole
    e o caráter voltados para o início dos tempos, isso, já foi superado. Quem
    tem interesse neste assunto são os curiosos, voltados ao conhecimento, dos berços patrióticos em que nasceram e também à cultura e o saber. Não vejo o porque de proibir, já que o pró-nazismo e o nazismo “se foram”… não justifica, tal conduta profissional, queira me desculpar, penso dessa forma… Cultura é Cultura e a famosa “História compõe as
    vidas humanas” e a política, se inclui em todos os setores das sociedades!

2. Carros colegues!
    Nazismo é um sujeito especial por Rússia. 20 milhões de pessoas morreram na Segunda Guerra Mundial – guerra com o Nazismo – cidadãos da USSR. Por isso na Rússia as pessoas são negativas à distribuição de fascismo extremamente.
    E sobre os livros! Os livros sobre fascismo é um sujeito, glorificando o Nazismo, pertencem à lista de livros terroristas que se proíbem para a entrega dа bibliotecas. Estes livros estão nas bibliotecas, mas se proíbe distribui-los para a leitura. Só em caso de interrogações especiais.