Crianças leem para cachorros em biblioteca da Estônia

G1 Educação – 28/02/14

Projeto Leitura Estonia

Em uma biblioteca da Estônia, as crianças leem em voz alta para os cachorros, uma ideia que incentiva a leitura e fortalece sua confiança em si mesmas.

‘Para as crianças que têm problemas com a leitura ou que não têm confiança em si mesmas, não há terapia melhor que praticar a leitura em voz alta para um cachorro’, explica à AFP Ewa Roots, responsável por este projeto educacional.

Tentel, o galgo afegão, Elli, o golden retriever, e Leero, o terra-nova, levantam as orelhas e olham fixamente para as crianças que leem para eles nesta biblioteca da cidade de Tartu (leste) durante uma destas sessões mensais.
‘Os cachorros são ouvintes tranquilos e, diferentemente de outras crianças ou dos adultos, nunca farão críticas quando uma criança cometer erros na leitura’, declarou Ewa Roots.

‘As sessões de leitura com os cachorros ajudam as crianças a ter mais confiança em si mesmas e a se expressar mais livremente’, acrescentou.

Este projeto educacional inovador, lançado em fevereiro, é gratuito e está aberto a todas as crianças que quiserem participar.

Muitas têm entre cinco e seis anos, mas também há crianças de dez.
Os organizadores deste projeto as encorajam a participar de oito a dez sessões de leitura de meia hora com seus novos amigos de quatro patas.

Disponível em: <http://www.blogdogaleno.com.br/2014/03/05/criancas-leem-para-cachorros-em-biblioteca-da-estonia>. Acesso em: 8 mar. 2014.

3 Respostas para “Crianças leem para cachorros em biblioteca da Estônia

1. carmen lucia troiani

Realmente, é uma inovação e os cães certamente não interferem, como ex:
    qdo. contamos a história do Chapeuzinho Vermelho, não nos interrompem,
    com a frase: “-Quer por, quer por”! Espetáculo! Isto faz a diferença. Parabéns aos funcionários da Biblioteca da Estônia.
    Esse procedimento, sem dúvida, facilita a atenção na leitura, além de aperfeiçoar a gramática bem como as ortografias e grafias das
    palavras, desenvolvendo um vocabulário próprio e rico nessas crianças!
    Esplendido!

2. Pingback: Leitura com cães | Bibliotecários Sem Fronteiras