Exemplar de livro ‘Mein Kampf’ de Hitler é retirado de leilão público

G1 – 07/05/2014

Um exemplar do livro “Minha luta” (Mein Kampf) do líder nazista Adolf Hitler, impresso em 1925 e ilustrado com uma foto do autor, foi retirado nesta quarta-feira (7) de um leilão em Paris a pedido de associações judaicas.

“Diante da emoção provocada pelo comunicado do Gabinete Nacional de Vigilância contra o Antissemitismo (BNVCA), o colecionador Philippe Zoummeroff, de acordo com a Pierre Bergé e Associados, decidiu retirar da venda de sua biblioteca de criminologia, prevista para 16 de maio, o exemplar de ‘Minha Luta'”, indicou a empresa responsável pelo leilão.

Na terça-feira, o BNVCA havia solicitado à casa de leilões Pierre Bergé e Associados que retirasse o livro.

O exemplar da edição original, cujo preço é estimado entre 3 mil e 4 mil euros, é parte de um grande arremate, intitulado “Crimes e Castigos”, previsto para 16 de maio em Paris.

O catálogo é composto por 420 lotes (livros, manuscritos…) reunidos na coleção de Philippe Zoummeroff, um industrial aposentado, cujo tema é a criminologia e os grandes crimes.

O “objetivo da coleção era documentar o horror sob todas as suas formas, para preveni-lo e combatê-lo”, declarou o colecionador.

Zoummeroff, que perdeu sua família materna nos campos de concentração, lembrou que é judeu e que sobreviveu ao Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial escondido na casa de um professor que formava parte da resistência francesa.

Em 1979, a justiça francesa indicou em uma sentença que “Minha Luta” constituía “um documento histórico indispensável para o conhecimento da época contemporânea”.

Disponível em: <http://www.blogdogaleno.com.br/2014/05/08/exemplar-de-livro-mein-kampf-de-hitler-e-retirado-de-leilao-publico>. Acesso em: 9 maio 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s