Evento no ICMC marca 40 anos da Biblioteca Achille Bassi

Palestra, homenagem e exposição fazem parte da comemoração dos 40 anos de uma das maiores bibliotecas do país na área de matemática

 

Biblioteca possui hoje o terceiro maior acervo do país na área de matemática

A história do terceiro maior acervo do Brasil na área de matemática começou a ser escrita há exatos 40 anos em São Carlos, na Biblioteca Achille Bassi, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. O espaço agrega hoje aproximadamente 140 mil volumes e 23 mil títulos de periódicos eletrônicos nas áreas de ensino e pesquisa não só de matemática, mas também de computação e áreas afins.

O evento comemorativo que marcará essa data vai acontecer na próxima sexta-feira, 12 de setembro, a partir das 14 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. Aberta a todos os interessados e gratuita, a comemoração começará com uma palestra com Galeno Amorim, ex-presidente da Fundação Biblioteca Nacional. A seguir, haverá uma homenagem para as ex-diretoras da Biblioteca e a abertura da exposição fotográfica “40 Anos da Biblioteca Professor Achille Bassi”.

Sobre o palestrante – Professor e autor de 16 livros, entre ensaios (como “Retratos da Leitura no Brasil”) e literatura infanto-juvenil, Amorim é diretor geral do Observatório do Livro e da Leitura e consultor internacional em políticas públicas do livro e leitura. Além de presidir a Fundação Biblioteca Nacional, também foi presidente do Centro Regional de Fomento ao Livro na América Latina e no Caribe (Cerlalc/Unesco), tendo criado e dirigido inúmeros programas e instituições ligadas à área, entre os quais o Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), do qual foi o primeiro coordenador.

Formado em comunicação social, com especialização em educação e MBA em marketing, Amorim foi membro dos conselhos estaduais de leitura dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro e secretário municipal de Cultura de Ribeirão Preto. Já atuou em veículos de comunicação como O Estado de S.PauloJornal da Tarde e Rede Globo, entre outros.

 

Exposição fotográfica retrata a evolução da Biblioteca


Comemoração dos 40 anos da Biblioteca Achille Bassi

Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no ICMC

Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400.

Quando: 12 de setembro, às 14 horas.

Mais informações: Setor de Eventos do ICMC (eventos@icmc.usp.br) – (16) 3373-9622.

Disponível em: <http://www.icmc.usp.br/Portal/Noticias/leituraNoticias.php?id_noticia=540&tipoPagina=Noticias&tipoNoticia=Eventos>. Acesso em: 11 set. 2014.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Eventos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s