SNBU 2014: dia 16/11/2014

A XVIII edição do Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), realizada em 2014 na cidade de Belho Horizonte (MG), teve início no dia 16/11 com a realização de minicursos e eventos simultâneos que estão disponíveis na programação.

A noite, um pouco depois das 20h00 teve início a abertura. Na mesa estiveram presentes Wellinton Marçal de Carvalho, Coordenador e Presidente do XVIII SNBU, além de Diretor da Biblioteca Universitária/Sistema de Bibliotecas da UFMG, Anália das Graças Gandini Pontelo, Vice-Coordenadora e Vice-Presidente do XVIII SNBU, além de Vice-Diretora da Biblioteca Universitária/Sistema de Bibliotecas da UFMG, Luiz Atilio Vicentini, da Unicamp, Clélio Campolina Diniz, ex-reitor da UFMG e atual Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, Sandra Regina Goulart Almeida, vice-reitora da UFMG, Regina Céli de Sousa, presidente do CFB e Prof. Dr. Carlos Alberto Ávila Araújo. Houve uma homenagem às bibliotecárias Viviane Carrión e Lorete Mattos, e também ao IBICT, representado por Bianca Amaro e, em seguida, o discurso das autoridades.

Na sequência, Peter Burke, da Universidade de Cambridge (Reino Unido), proferiu sua tão aguardada conferência, “Arqueologia do conhecimento e Arqueologia de bibliotecas”. Em sua fala, Burke teceu comentários sobre a história social do conhecimento com foco na classificação relatando, sobretudo, diferentes práticas que permearam a organização de livros desde a Idade Moderna até a atualidade. Citou, ainda, a contribuição de Auguste Comte na classificação das disciplinas e de Paul Otlet e Henri de La Fontaine com o Mundaneum.

Além de tecer outros exemplos, como a Biblioteca de Alexandria e bibliotecas inglesas, Burke considera que existiram três indivíduos que criaram o bibliotecário atual. O filósofo Gottfried Wihelm Leibniz, segundo o historiador inglês, contribuiu não só com a filosofia, linguística comparativa e história, mas também foi muito habilidoso como bibliotecário, tendo organizado um catálogo de uma biblioteca na época de uma guerra, que foi destruído na mesma, atuado na organização da biblioteca de um duque e proposto novas categorias de assunto, como mecânica e economia.

Já o segundo indivíduo apontado por Burke é Anthony Panizzi, que ao dar aulas em uma universidade italiana acabou sendo contratado pela mesma como bibliotecário assistente e revolucionando a organização da informação ao propor um sistema de catalogação, por muitos considerado o primeiro estudo formal sobre o tema, que ficou conhecido como as 91 Regras de Panizzi.

Por fim, Melvil Dewey foi o terceiro indivíduo comentado por Burke. Dewey passou pela educação e ajudou a fundar a American Library Association (ALA), instituição que contribuiu e continua contribuindo para o reconhecimento da profissão de bibliotecário. Segundo Burke, seu fanatismo por eficiência fez com que aplicasse o taylorismo das fábricas nas bibliotecas, o que o levou a sistematização do conhecimento em categorias, resultando na Classificação Decimal de Dewey (CDD). Posteriormente, Otlet e La Fontaine, responsáveis pelo Mundaneum, expandiram seu trabalho, o que deu origem a Classificação Decimal Universal (CDU), além de durante a 2ª Guerra Mundial ter surgido o Memex, que organizou a informação por associação e foi criado por Vannevar Bush. Burke considera que o sonho tecnológico de Bush se realizou hoje, sobretudo após a criação da WWW por Tim Berners-Lee, e finalizou com a questão “O que significa ser bibliotecário no século XXI”?

Como se vê, as rápidas e sucintas considerações de Burke mostram a dinâmica da organização da informação através dos tempos, isto é, ela procura acompanhar os desenvolvimentos de sua época, considerando tanto práticas passadas como o olhar voltado para o futuro. Além disso, sua exposição é um convite para refletir sobre mais este momento que está se vivenciando e, novamente, rever as práticas de organização da informação vigentes para atender demandas que são criadas tão rapidamente quanto são descartadas, o que torna essa revisão um trabalho ainda mais desafiador.

Arquivado em Eventos