Os 10 mitos da informação (3)

3. Objective information can be transmitted out of context. But people tend to ignore isolated facts when they cannot form a complete picture of them. Individuals yearn to understand how information connects to other facts, beliefs and emotions they have, and how all these affect one another.

Lembro de já ter lido algo sobre informação, objetividade e contexto. É comum esse tipo de discussão na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Um exemplo clássico utilizado pelos professores como é escrever um número na lousa, por exemplo, 32. 32 pelo 32 não diz nada: sabe-se apenas tratar-se um número, nada além disso. Se algum(a) aluno(a) disser que é sua idade, ou outro o número de sua casa, ou contextualizar esse dado de alguma forma, teremos um outro significado para o número 32. Em resumo, dados transmitidos em um contexto passam a ter um significado, convertendo-se em informação objetiva.

No entanto, como o próprio texto expõe, as pessoas tendem a ignorar os dados (ou fatos isolados) quando não pertencem às suas referências e experiência pessoais. Um novo dado cria ansiedade em tentar entendê-lo, atribuir-lhe significado, ou seja, em compreendê-lo, pois é o dado com significado (informação) que se tornará um conhecimento. E a partir do ponto de vista pessoal, cada um irá avaliar se o conhecimento adquirido lhe será útil ou não.

Além disso, toda a informação, processada com as outras que a pessoa já possui, somada às suas emoções, sentimentos e percepções, também irão pesar na sua conversão em conhecimento e na consequente avaliação de sua utilidade ou inutilidade. E a nova informação afetará o conjunto pessoal de cada um, fato que também gera ansiedade, já que pode provocar mudanças. E assim caminha a geração de conhecimento…

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Reflexões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s