Os 10 mitos da informação (4)

4. Information can only be acquired through formal sources. This assumption, often made by those un educational institutions, files in the face of actual behavior. People use formal sources rarely, instead gathering and applying information from informal sources, chiefly friends and family, throughout their lives.

Sem sombra de dúvida, afirmar que a informação só pode ser adquirida por fontes formais é mesmo um mito. Sobretudo na atualidade, em que o uso de fontes informais, como redes sociais, e-mails e outras fontes predominam na vida diária, a aquisição de informação por esses meios é tão natural que na maioria das vezes nem nos damos conta de que elas são utilizadas para tomarmos decisões simples, como qual rota pegar para chegar mais rápida ao trabalho ou escolher um restaurante para almoçar.

Indiretamente, esse mito remete à pirâmide de Maslow, na qual basicamente o autor apresenta que as necessidades mais básicas devem ser satisfeitas antes das necessidades mais altas. A sequência da mais básica para a mais elevada é: fisiologia, segurança, amor/relacionamento, estima e realização pessoal. Como é apresentado neste mito, a informação passa por todas essas necessidades e é utilizada, em cada uma delas, para tomar decisões, como exemplificado acima.

Foi muito bem observado, também, que a informação não pode substituir nenhuma necessidade humana, assim como não pode facilitar todas elas. Isso se deve ao fato da informação, neste caso, ser um meio para se atingir um fim, isto é, a satisfação de uma necessidade. Por isso, é importante utilizar tanto fontes formais como informais para que as melhores decisões possam ser tomadas em qualquer situação.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Reflexões

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s