Qual o valor do conhecimento?

Se a sua empresa tem uma cultura voltada ao conhecimento, seja ela focada na transferência ou no compartilhamento, ela tem um fator chave para proporcionar vantagem competitiva real, bem como criar diferenciais difíceis de serem copiados pelos concorrentes.

Por exemplo, se a  empresa focar na transferência do conhecimento, ela irá capacitar os seus profissionais mais rapidamente e garantir que conhecimentos críticos sejam mantidos. A empresa também poderá aumentar as chances de proporcionar “colisões entre palpites”(1) e fomentar a criação soluções mais inovadoras.

Mas por que isso importa tanto agora?

O conhecimento é o principal ativo não financeiro de uma organização. Musa(2) comparou os dados da década de 1960 e dos anos 2000. Na década de 1960 o valor de uma organização era constituído 90% pelo valor de seus ativos tangíveis e apenas 10% por seus intangíveis. Em 2006, o valor das 500 organizações do S&P 500 (500 principais organizações de capital aberto do mundo) era constituído, em média, por apenas 20% de ativos tangíveis e 80% de intangíveis.

 

ativos tangíveis e intangíveis

Invista nos seus intangíveis; invista em uma cultura de focada no conhecimento. Só não cometa o erro de colocar todos os ovos na cesta da TI. Focar apenas na criação de repositórios, bases de dados, sites e afins provavelmente não trará os resultados esperados. A razão é simples: o conhecimento faz parte do ser humano e precisa da interação e de um contexto para alavancar o seu valor. Informações contidas em bases de dados são apenas informações.

Se as práticas de conhecimento ainda não estão incorporadas à cultura da sua empresa, talvez esteja na hora repensar o que se espera para o seu futuro. Afinal de contas, se você não fizer, a concorrência fará.

(1) Johnson, Steven; 2010. De onde vem as boas ideias. Ed. Zahar.
(2) Musa, E. V.; 2006. Ativos tangíveis e intangíveis.http://www.fluxosolutions.com.br/newsletter-9/ativos-tangiveis-e-intangiveis.

 

Disponível em: <http://www.sbgc.org.br/sbgc/blog/qual-valor-do-conhecimento#.Vd6SG3zLGpk.twitter>. Acesso em: 27 ago. 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: