Propesp apoia criação de PPG em Ciência da Informação

Em reunião realizada nesta quarta-feira, dia 9, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (Propesp/UFPA), Emmanuel Tourinho, recebeu o grupo de trabalho responsável pela elaboração da proposta do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. A iniciativa de criar um curso de mestrado acadêmico é das Faculdades de Biblioteconomia e Arquivologia, do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da UFPA.

Além do Grupo de Trabalho, formado pelos professores Hamilton Oliveira, Marise Conduru, Lucivaldo Barros, Maria Izabel Arruda, Roberto dos Santos Junior e Thiago Barros, participaram da reunião o diretor-geral e o diretor-adjunto do ICSA, professores Carlos Maciel e Manoel Farias, respectivamente. Eles apresentaram a proposta e, após a discussão, receberam orientações para a elaboração do projeto, como o levantamento de dados do corpo docente e das possibilidades de convênio com outras instituições da região para a formação dos grupos de pesquisa do programa.

Durante o encontro, o pró-reitor Emmanuel Tourinho manifestou o apoio institucional à elaboração da proposta de curso. “A Instituição tem interesse de que essa iniciativa prospere e nós temos meios para que isso aconteça. Precisamos apenas cumprir uma série de etapas e estamos, hoje, dando a largada com essa reunião”, pontuou.

O professor Hamilton Oliveira disse que a intenção de oferecer o curso é antiga, mas as condições para isso surgiram somente agora, com a contratação de novos professores com titulação. “O que percebemos na reunião de hoje é que vamos contar com um apoio institucional forte para desenvolver este projeto e com as orientações que nós avaliamos que são necessárias. Também iremos buscar parcerias que fortaleçam o projeto”, afirmou.

A professora Marise Conduru também saiu otimista da reunião. “Foi excelente, pois o professor Emmanuel nos deu todo apoio e os caminhos para a construção dessa proposta de mestrado. Agora teremos como missão fazer toda a avaliação e sustentação dessa nossa proposta”, disse.

Interdisciplinaridade – De acordo com o professor Hamilton Oliveira, a proposta do mestrado em Ciências da Informação tem como público-alvo prioritário os egressos dos cursos de Arquivologia e Biblioteconomia, mas, por ser de caráter interdisciplinar, atenderá aos profissionais de áreas afins, como Comunicação, Computação, Administração, Tecnologia, entre outras. “O Mestrado em Ciências da Informação contemplará estudos sobre os ciclos informacionais que dão suporte a setores da sociedade de muita relevância, como a área ambiental, educacional e a ciência, de um modo geral. E no Brasil, todos os cursos de Ciência da Informação têm a característica da interdisciplinaridade e, portanto, permite acolher profissionais de áreas próximas”, destacou.

Texto: Ericka Pinto – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos

Disponível em: <http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=10749>. Acesso em: 10 set. 2015.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s