Fazendo nossa lição de casa de direito autoral

Quando comecei na biblioteca escolar muitos anos atrás, não sabia que eu estaria pensando sobre direitos autorais em uma base regular. Postamos um aviso de direitos autorais sobre cada fotocopiadora para evitar que os usuários da biblioteca violem a lei, mas questões sobre se algo foi legal ou não surgiram com pouca frequência na primeira década da minha vida profissional. A internet mudou tudo isso porque mudou nossa forma de compartilhar bolsas de estudos. Agora, a lei de direitos autorais se cruza como com a nossa prática bibliotecários, professores e estudiosos, e mantendo-se com as interpretações jurídicas faz parte do nosso trabalho.

Esta interessante reflexão sobre o uso justo (fair use) e cobrança de artigos de acesso aberto por editoras está disponível em inglês: Doing Our Copyright Homework.

2 Respostas para “Fazendo nossa lição de casa de direito autoral

1. Muito bom o artigo. Parabéns!