Ciência da Informação em Coimbra

Na última quinta-feira, 26/11/15, aconteceu na UFSCar a palestra intitulada “A pesquisa e a pós-graduação em Portugal no contexto da Ciência da informação: aproximando as fronteiras” proferida pela Profa. Dra. Maria da Graça Melo Simões da Universidade de Coimbra, Portugal. Essa palestra fez parte do VI SABER CIENTÍFICO: Edição especial internacional, organizado pelo grupo PET – BCI UFSCar, dentro do evento Simpósio de Pesquisa e Internacionalização da Ciência da Informação.

Basicamente, a Profª Graça apresentou como é a cidade de Coimbra e o curso de Ciência da Informação na universidade. A cidade, basicamente, é universitária e toda a vida econômica, social e cultural de Coimbra gira em torno de sua universidade. A universidade começou no ano 1290 do século XIII e uma curiosidade sobre as bibliotecas universitárias europeias é que muitas foram formadas a partir dos acervos dos monastérios e também com livros da nobreza. A história da universidade pode ser lida no Wikipedia. O curso é composto de ciclos, o que para nós equivale às etapas de formação: 1º ciclo = graduação, 2º ciclo = mestrado e 3º ciclo = doutoramento (ou doutorado, para os brasileiros).

Em relação aos estudantes internacionais, existem duas modalidades: estudantes de mobilidade, que são não pagam as taxas da universidade, arcando apenas com custos de alimentação, moradia e outros fixos e variáveis; e estudantes internacionais, que pagam a taxa de 7.500 euros anuais além dos demais custos citados anteriormente. O sistema de graus é denominado Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS) e os cursos não possuem carga horária porque são baseados nesse sistema. A licenciatura possui  180 ECTS, o mestrado possui 120 e o doutorado, 240. Ainda existe a possibilidade do aluno fazer uma especialização, dividida como segue: Área de Iniciação (18 ECTS), Área de Especialização (108 a 132 ECTS), Área de Concentração Complementar (30 ECTS) e Área de Formação Geral (0 a 24 ECTS), nas quais ele deve escolher e estudar pelo menos três disciplinas obrigatórias de um total de doze oferecidas.

Outras informações podem ser obtidas diretamente no site do curso e dúvidas também podem ser encaminhadas para a Profª Graça no link indicado.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Eventos, Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s